domingo, 28 de julho de 2013

Anjos da Marquise e outros Anjos

Com essa friaca que tem feito é difícil ter força de vontade para correr, nadar, pedalar e fazer qualquer outra atividade física.

Pronto, já linkei o tema que vou falar com o ..... do Blog.

Então vamos ao que interessa:

Tenho visto por aí coisas que me causam sentimentos totalmente antagônicos.

As manifestações que estão ocorrendo são um belo exemplo disso.

Ao mesmo tempo que vejo pessoas de bem finalmente botando a cara na rua, reivindicando seus direitos, cobrando dos políticos, dos empresários enfim, dos responsáveis, vejo também bandidos assaltando, imbecis vandalizando, aproveitadores tirando partido e por aí vai.

Queria fazer um parágrafo sobre empresários.
Ao contrário do que se prega e é enfiado na cabeça de boa parte da população, o empresário é tão ou mais vítima dos desmazelos do Brasil quanto todas as demais pessoas.

Claro que existem empresários e ”empresários”. Como existem cidadãos e ”cidadãos”, políticos e ”políticos” e por aí vai.

A diferença que talvez queiram que o povo acredite para ver o empresário como vilão é que este, ao chegar ao ponto de ser empresário, alcançou “provavelmente” um padrão de vida digamos, melhor que o da maioria da população. Isso somente já é o suficiente para torná-lo vilão, explorador, etc.

Esquecem muitas vezes o quanto ele ralou, investiu o pouco que tinha para ter seu negócio. E é esse negócio que gera empregos, por menor que seja o tamanho dele, sendo muitas vezes vítima das leis que o tornam um cidadão empresário roubado como todos os demais.

A quem interessa vilanizar o empresário ? Com certeza a quem faz suas cagadas e quer arranjar um culpado.

Tem um ditado que diz: Não interessa o tamanho da cagada que você fez desde que já tenha arranjado em quem colocar a culpa.

Voltando ao assunto:

Também tenho visto, por ocasião da visita do Papa ao Brasil (sem entrar no mérito religioso), milhares e milhares de pessoas saindo às ruas, fazendo peregrinações, cantando, sorrindo...tudo isso em prol de sua fé.

Poderia ser com qualquer outra religião ou credo, mas não é o que vem ao caso.
O que interessa é o espírito fraterno dessas pessoas. E de repente aparece uma manifestação ostensiva contra os preceitos da igreja.

Oras, todos tem o direito de se manifestarem. Mas para que o confronto ?

São essas sensações antagônicas que me referi.

Por outro lado, nestes dias gélidos (voltei ao tema de abertura), me surpreendo com atitudes simplesmente inesperadas (para mim) de pessoas absolutamente sem nenhum interesse que não seja ajudar e fazer o bem.

Um grande camarada meu, do nada, me ligou numa noite dessas para dizer que estava distribuindo pelas ruas de certos pontos da cidade leite, café e chocolate quentes bem como alguns agasalhos às pessoas que dormem nessas ruas.
Sozinho.

Com seus recursos que não são muitos, basta se tanto para sua sobrevivência.
No outro dia, fez questão de levar sua mulher e filhos para ajudá-lo.
Disse, e acredito, que foi uma choradeira ao ver tantas pessoas famintas, congeladas, dormindo somente com a roupa do corpo em cima de pedaços de papelão.

Ele divulgou no Facebook no intuito de obter colaboração.
Colocou um nome em sua empreitada de “Anjos da Marquise”.
Muito bem sacado.

Outro camarada, personal treiner, promoveu uma aula de bike para seus alunos com arrecadação de alimentos para serem doados à uma creche.
Pelo que soube foi um sucesso.

Tem outro “anjo” que já há tempos faz um trabalho excepcional com pessoas especiais.
Esse inclusive já foi objeto de uns posts aqui neste Blog.

Outro Projeto objeto de divulgação por aqui é o do 3km Solidário.
Os nomes dessas pessoas ?
Não precisa. Não importa, embora as dicas estejam aí.  
Eles sabem quem são e não estão em busca de reconhecimento e sim de mais “adeptos”.
Só isso.

Mas já que insistem...rsrsrs: Marcio Luiz Sperandeo, Silvio Luiz Marques,  José Renato (Mosquito) e Fabiano Moraes, respectivamente.

Enfim, começo ou melhor, volto a achar que a humanidade tem jeito.
Ou teria se não houvesse a interferência nefasta dos seres do mal.
Os que simplesmente habitam e os que governam.

Para terminar 2 coisas:

1 - Divulgação feita no Facebook sobre moradores de rua: Abrigo provisório para moradores de rua em Santos - S.P.
Rua General Câmera, 249; telefones : 3221-31-27 e 3221-87-11. 
A equipe do abrigo vai buscar no local.

2 - Vídeo bem oportuno: 




3AV
Marco Cyrino

4 comentários:

  1. Muito obrigado Marco Cyrino pela força! Sabe que as vezes me sinto sozinho nesta ideia, pois vejo que a cada dia as pessoas ficam mais distantes do projeto, tento entender, as vezes acho que seja eu, como foi comentado por uma pessoa que eu não era nada no esporte e nunca fui nada, que estou ganhando dinheiro com o projeto, não acham certo ficar divulgando as ações do projeto e muito mais! Mas a cada dia tenho certeza que estou fazendo a coisa certa, pois essa ideia veio para ajudar a minha vida e o minimo que posso retribuir é mobilizar as pessoas para oferecer aos que precisam. Eu tenho que agradecer a todos que ajudam o Projeto 3KM SOLIDÁRIO, pois ele é feito de pessoas, se não houver pessoas não vamos atingir o maior numero de pessoas ou instituições de caridade. Um grande abraço para você Marco e aos seus leitores! Ass. Fabiano Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, o que importa o que as pessoas dizem se o que vale é a nossa consciência ?
      Continue fazendo o bem. Simples assim.

      Excluir
  2. Querido amigo Marcão

    Eu só fui o promotor de um evento que só eu sei o quando foi difícil de mobilizar as pessoas para se manifestarem além de seus próprios olhos e mãos.
    É muito difícil conseguirmos tirar as pessoas de seu estado de latência, mas a fé e a persistência nos fazem nunca desistir.
    Bonito mesmo foi, enfim, arrecardarmos quase 70kgs de alimentos, muitos desses com a sua participação espontânea e nobre.
    Obrigado pela lembrança, irmão. Eu sou apenas um simples professor que tenho por educação e formação familiar me doar muito mais do que pedir para mim.
    Isso nos faz naturalmente nos tornarmos mais seletivos, mais exigentes, mais brigões. Criamos mais inimizades, mais desafetos, mas os AMIGOS DE VERDADE, como você, ahhh, esses sim é que tornam os nossos dias sempre muito mais especiais.
    Mais uma vez te agradeço de coração pela lembrança, velhinho.
    E em breve estaremos pelas estradas aí trocando várias "meia dúzias de prosas".
    Grande abraço

    ResponderExcluir