domingo, 8 de janeiro de 2017

Pequeno Dicionário 3AV - II


Para aqueles que não têm muita afinidade com os termos utilizados no Triathlon, espero dar uma contribuição fazendo uma pequena tradução de alguns deles...

Esta é uma continuação do Pequeno Dicionário 3AV - I, em versão um pouco mais bem humorada.


12x8 – Não é a pressão sanguínea ideal. É apenas o exemplo de uma série. Exemplificando: 12 tiros de 8 km de pedal (um treino longo). Ou, talvez, 12 vezes 8 repetições de determinado exercício.

Caramanhola – Não é aquela fruta (carambola), tampouco aquele instrumento musical espanhol (castanhola). É o nome que damos às garrafas que são levadas nas bikes, para hidratação.

Circuito – Nada a ver com parte elétrica. É um tipo de treinamento repetitivo feito em um local como uma pista, ou um local com exercícios e/ou obstáculos, repetidas vezes.

Clip – Não é aquela pecinha que prende papéis em escritórios. É uma extensão do guidão onde, nas bikes TT (Contra-Relógio....Time Trial), ficam localizados os passadores das marchas e servem de apoio para os antebraços, para que o atleta fique em posição aerodinâmica.

Crawl – Não é o termo que simboliza o...ah...ãââ... bom... acho que entenderam. É simplesmente a denominação do nado mais popular. O nado livre.

Forte – Não é o saradão da academia. É o ritmo de treino que significa fazer a atividade de forma rápida.

Gel – Não é (ou não são) aqueles utilizados para coisas mais prazerosas. São sachês com uma mistura de carboidratos e algumas vitaminas que, por serem de fácil consumo e absorção, são utilizados durante treinos e provas.

Mesa – Não é o local onde normalmente comemos. É o suporte para o guidão da bicicleta e pode ter vários tamanhos e ângulos.

Pace – Embora seja um admirador de Fórmula 1, não é o sobrenome de um famoso pilo brasileiro (José Carlos Pace)... aliás, alguém lembra? Um piloto extremamente talentoso, que ganhou o GP Brasil em 1975, deixando em 2º lugar nada mais nada menos que Emerson Fittipaldi... Morreu num acidente de avião e foi homenageado com o seu nome batizando o Autódromo de Interlagos (leiam mais aqui: Wikipedia - José CarlosPace). Ah... lembrei do que ia falar: Pace [velocidade ou ritmo de corrida, em Inglês] é o termo utilizado para monitorar a velocidade média por kilômetro, nas atividades de Triathlon (e outras).

Pedivela – Não é um suporte para colocar velas. É o suporte [ou alavanca] do pedal, em uma bicicleta, e pode ter vários tamanhos.

Pira – Não é aquele estágio onde "as mina e os cara pira", de tanta cachaça e/ou outras bebidas e/ou substâncias permitidas e/ou ilícitas, atingindo um estado mental que não sabem se ficam ou se vão, ou vice-versa. Pira, na verdade, é a forma sincopada de se referir a Pirassununga, local de uma das provas de Long Distance (70.3, Meio Ironman, Half Distance) mais tradicionais do Brasil.

Sapatilha – Não é aquele calçado usado por bailarinos e bailarinas. É o calçado usado para pedalar, contando com um "taco" na parte inferior, o qual possibilita a fixação no pedal, permitindo uma melhor performance.

Solto – Nesta época de Natal e Ano Novo, pode até significar a situação de muitos marginais, por ocasião do indulto. Mas é o ritmo de treino (natação ou corrida) que significa fazer a atividade de forma tranqüila.

Transição – Não é o período em que uma pessoa se modifica, seja fisicamente ou até mesmo espiritualmente, embora possa ser. Neste caso específico, é a mudança de modalidade, seja da natação para o ciclismo ou do ciclismo para a corrida.

Aloha – [intencionalmente fora da ordem alfabética] Nada a ver com atender a uma ligação telefônica começando a gargalhar... Tipo: Alô Hahahahahaha.....!!!

Aloha é uma saudação havaiana usada mais como "oi" ou "até". Mais ou menos como o "tchau" em Italiano [ciao], que, embora poucos saibam, é usado também como "olá" e não apenas como o "nosso tchau".

Porém, em sua mais profunda interpretação, "Aloha" é bem mais que isso. Aloha é uma espiritualidade positiva, amor, confraternização, prosperidade, saúde.
Quando dizemos de coração "Aloha" para alguém, estamos desejando tudo isso e muito mais de bom a essa pessoa.

O que isso tem a ver com o Triathlon? Tudo. Tudo e mais um pouco também.
Kona.... isso também lembra algo? Só pra saber.


Este post, pretensamente bem humorado, porém não descompromissado, provavelmente terá seu Capítulo III, ou Epílogo.

Bons treinos, provas, e dia-a-dia's a todos !

ALOHA!

3AV
Marco Cyrino


2 comentários: