domingo, 3 de fevereiro de 2019

Mais ensinamentos...



Hoje, a conversa é introspectiva...


Há períodos em que nos esforçamos muito para atender ao Triathlon que corre em nossas veias (não é sem motivos o nome deste Blog).

São treinos e mais treinos, ora para nos reabilitarmos após algum problema de saúde e depois para voltar à forma atlética, ora para entrar no modo velocidade, ora para voltar ao modo endurance, ora para não perder o condicionamento durante algum recesso.

E são também ajustes na programação de vida, para coadunar todos os compromissos e suas decorrentes responsabilidades, sem mencionar aqueles que assumi mais como Missão.


E assim segue a nossa vida, minha e daquela que me acompanha.


Da mesma forma, como o "tempo passa ao mesmo tempo" para todos, seguem também as vidas daqueles(as) com quem temos vínculos de todas as naturezas --- familiares, religiosos, profissionais, de amizade, de coleguismo no esporte e em outras atividades, incluindo as pessoas a quem prestamos (no passado e/ou no presente), ou de quem recebemos (no passado e/ou no presente) qualquer tipo de ajuda, suporte, apoio, solidariedade, em quaisquer situações.

Por mais que desejemos e esperemos que tudo sempre esteja correndo bem com essas outras vidas que nos são caras, é evidente que elas também seguem com todos os seus perrengues, dificuldades, tristezas e alegrias.

E, de quando em vez, chegam até nós os efeitos dessas ocorrências nas vidas que nos são caras, às vezes uma após outra, cada uma mal permitindo que nos recuperemos, ao menos emocionalmente, antes da próxima.


Então, nessas fases, gostaríamos de poder nos desdobrar em diversas pessoas, de poder, ao mesmo tempo, encontrar e executar soluções, prestar apoio e solidariedade, manter o foco nas pessoas que nos são caras, manter o foco no esporte, continuar cumprindo nossas Missões.

Mas, descobrimos que somos únicos(as) e que não temos clones... e que teremos de conseguir realizar "tudo junto ao mesmo tempo", numa verdadeira metáfora daqueles Irons (já tenho 7 na bagagem) ou Insanos, em que precisamos gerenciar os imprevistos, lidar com o cansaço e as dores, superar nossas limitações, reavaliar constantemente as reservas de energias, reconsiderar de tempos em tempos a estratégia de prova...  mentalizando e vislumbrando sempre o momento de cruzar o pórtico e sentir que a determinação nos conduziu até o final.


E assim haverá de ser.


Como venho dizendo em outros posts, são ensinamentos do esporte.
Muitos deles, às vezes, estamos aplicando sem nem perceber...


Aloha!

3AV
Marco Cyrino

2 comentários:

  1. Ah esse esporte que amamos, que nos tira o sono, que nos deixa doente, que somos julgados, mas nos amamos. Por isso abraçamos a causa. As vezes acho que o triatlo não faz parte da vida do atleta, e sim nossa vida se adapta pra viver essa paixão.
    Abraço Marcão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a verdade, Renê. Pegastes no âmago o intuito do post. Abração.

      Excluir