terça-feira, 5 de maio de 2009

Transições

Nesta área do site, você encontrará uma descrição sobre as Transições entre as etapas de Natação - Ciclismo - Corrida, em um evento de Triathlon.

Os posts desta área estão organizados através do menu do blog (barra lateral esquerda), apresentando orientações específicas, de acordo com cada modalidade de Triathlon.


Transições T1 e T2

O termo Transições se refere tanto aos processos pelos quais os atletas passam, ao sair de uma modalidade esportiva para outra (ou seja, realizando a transição de um esporte para outro), quanto à área estrategicamente localizada, em que ocorrem esses processos.

A transição entre os segmentos de natação e ciclismo é conhecida como T1, enquanto a transição entre os segmentos de ciclismo e corrida é conhecida como T2.

Normalmente, T1 e T2 ocorrem em uma mesma área física de transição.

Em alguns (raros) eventos de Triathlon, por decorrência de aspectos locais específicos, traçados de percursos etc., T1 e T2 poderão ocorrer em duas áreas físicas distintas, o que demanda uma logística mais complexa.

Os tempos gastos em T1 e T2 são computados no tempo total da competição.

Em determinados eventos, os tempos específicos de transição poderão não ser cronometrados, caso em que serão simplesmente adicionados ao tempo cronometrado para a etapa de ciclismo.

Em outras palavras, a cronometragem para a etapa de ciclismo inicia no momento em que o Triathleta entra na área de transição para realizar T1 (transição natação - ciclismo), e termina somente no momento em que o Triathleta, novamente na área de transição, conclui T2 (transição ciclismo - corrida).

Nessas áreas --- que, antes do início da competição, funcionam também como um espaço social --- os atletas deixam organizadamente guardadas suas bicicletas, acessórios e vestuários, tanto aqueles utilizados na fase recém concluída, quanto os necessários à sua preparação para próxima fase da competição.

Tal preparação inclui também a adaptação do atleta, recém saído de uma prova extenuante, à nova postura física requerida pela próxima etapa a disputar.

As dimensões da(s) área(s) de transição varia(m) de acordo com o número de participantes inscritos na competição.

Na data da prova, antes do início da competição, os atletas normalmente procurarão os respectivos racks para posicionar suas bicicletas, os quais se encontrarão devidamente identificados pelo número de inscrição de cada atleta, e situados numa pequena área alocada para deixarem seus calçados, vestuário etc., dentro da área de transição.

Em alguns Triathlons, quando a etapa de ciclismo não termina no mesmo local do seu início, existem duas áreas físicas de transição, uma destinada à transição de natação para ciclismo (T1), e outra, em local diferente, destinada à transição de ciclismo para corrida (T2).

Um comentário:

  1. Comentário do Autor
    Agradecemos pelo interesse, pela divulgação e pelo incentivo.
    Parabéns pela dedicação à corrida, não importa se na esteira ou ao ar livre.
    Continue sempre, pois a atividade física realmente equilibra corpo e mente.
    Marco Cyrino

    ResponderExcluir