terça-feira, 10 de maio de 2016

Coisas que os Triathletas estão cansados de ouvir... e como responder.


Este post é baseado em nossa versão / adaptação para o artigo "10 things not to say to a Triathlete, publicado no website Ironman.com.

Vamos ao artigo, com os nossos comentários grafados em azul.


10 coisas para NÃO se dizer a um Triathleta
por Lisa Dolbear


Que época maravilhosa do ano, quando a maioria dos Triathletas começa a temporada off e reserva algum tempo para descansar e fazer algo diferente de natação, ciclismo e corrida!

Há chances de que os seus braços e pernas não sejam as únicas coisas que estão cansadas.

Aqui, eu complemento que essa situação vale também para o período atual, pré-Iron Brasil/Floripa. Onde nossos braços e pernas também estão cansados dos treinos, mas em vias de serem postos à prova.

Se você esteve na cena dos multisportes por algum tempo, é provável que esteja também cansado de ouvir algumas destas perguntas e declarações comuns.

E aqui está como responder.
Apenas lembre-se de ser agradável...


1. "Tudo que você faz é treinar. Você não tem uma vida?"

Sim! Eu tenho.
Nada me faz mais sentir mais vivo(a) do que trazer de volta a infância, através de natação, ciclismo e corrida e, ao mesmo tempo, temperar essas coisas com o espírito competitivo.


2. "Eu poderia fazer um Triathlon, mas simplesmente não tenho tempo."

Notícia de última hora:
Nós também não temos o tempo, mas encontramos uma maneira de extraí-lo de nossas vidas ocupadas, porque isso é o que você faz quando se compromete com algo importante para você.

Por exemplo, Darcy DiBiase --- 35 anos, dois filhos, estudante de MBA em tempo parcial, voluntária da comunidade, instrutora de fitness,  profissional de marketing em tempo integral ---  não é estranha a agendas lotadas.

Ela também não é estranha ao Triathlon:
"Aprendi como controlar meu mundo às 5h30 da manhã, e usar o tempo (antes que o dia de todo mundo se inicie) para fazer coisas por mim mesma."

E outra "Irongirl", três vezes finisher, completa:
"O tempo é apenas um dos recursos que eu precisava para ser bem sucedida --- Eu também encontrei as pessoas certas ao longo do caminho, para me manter motivada e comprometida com os meus objetivos."


3. "Meu primo / irmão / amigo fez um Ironman em uma hora."

Usar o termo "Ironman" para descrever qualquer distância de Triathlon é como usar o termo "PhD" para descrever qualquer nível educacional.

É necessário investir um monte de tempo, preparação, sacrifício e paixão para competir em 140,6 milhas. E é irritante ouvir as pessoas resumirem tudo ao equivalente a uma corrida de diversão.


4. "Triathletas são apaixonados por si mesmos."

Se parece que nós conversamos muito sobre o que fazemos, é em parte porque muitas vezes somos obrigados a explicar o que é, em verdade, uma prova de Ironman (ver item 3).

Ficamos empolgados por nossos objetivos e nossas realizações, e muitos de nós entramos no esporte porque fomos inspirados ao ouvir outros contarem histórias sobre o esporte.

O amor está em todos os lugares e, sim, isto gera uma autoestima e um senso de autoconfiança muito fortes.
Mas isto não é uma coisa ruim...


5. "Triathlon parece chato. Tudo que você faz é nadar, pedalar e correr."

Claro, a repetição pode ser chata.
Mas, a mística de ir do ponto A ao ponto B é um dos dogmas atemporais de qualquer grande aventura.

Por exemplo, a sua viagem típica em uma estrada.
Trata-se apenas de um carro dirigido pela estrada, com o odômetro correndo?
Ou é o pano de fundo para conversas inesquecíveis, piadas e memórias que irão durar uma vida inteira?

Conheci alguns dos meus amigos mais próximos, durante os treinamentos.
Nós empurramos uns aos outros mentalmente e fisicamente e criamos um estilo de vida saudável e equilibrado, através de nossas experiências.


6. "Eu teria ido mais rápido, mas ..."

Na vida de um Triathleta, chega um momento em que ouvir desculpas desmerece a narrativa da "história da guerra", em vez de enriquecê-la.

Todos nós já tivemos experiências em que certos fatores podem ter contribuído para um fraco desempenho.
Mas, às vezes, as coisas se resumem a simplesmente ser honesto: não estamos sempre "on" e não estamos sempre preparados para qualquer desafio.

Não há problema em fazer um relato de prova honesto e aceitar que você tem trabalho a fazer nos seus treinamentos.


7. "Então, você pode comer o que quiser?"

Não, nós não podemos.
Só porque o competidor médio de um Ironman queima cerca de 10.000 calorias ao longo do percurso de uma prova de 140,6 milhas, isto não nos dá carta branca para aquilo que iremos colocar em nossos corpos.

Os atletas têm uma razão para se referir à comida como "combustível" --- é um fator importante para o desempenho da nossa máquina, no treinamento, na prova e na recuperação.

Dito isto, muitos Triathletas, quando querem, são indulgentes para com os "maus alimentos", porque sabem que podem fazê-lo com moderação.

Como qualquer outro aspecto dos multisportes, a dieta se resume à disciplina e a ouvir o seu corpo.

Se o meu corpo está dizendo: "coma sorvete com creme de amendoim", eu comerei.
Mas eu não irei devorar uma grande quantidade (pelo menos, nem sempre...).


8. "Eu estou fazendo o Warrior Dash (Dash Guerreiro), Spartan Race (Prova Espartana), Tough Mudder (Lameiro Invencível)"

Veja bem: não é que não apreciamos os desafios de uma boa prova de obstáculos.
É que, muitas vezes, isso é citado de forma que parece "um up" na conversa.

Nós mencionamos um treino de sete horas em uma manhã de domingo e, em seguida, ouvimos falar sobre alguém subir em uma caçamba de gelo durante uma prova 5Km.
Uma vez. No fim de semana. E depois há cerveja grátis.

Aposto que não estou só, quando digo que eu apenas queria que houvesse uma caçamba de gelo nos últimos 5Km de uma prova de Ironman, ou de qualquer dos meus treinos longos agendados. E eu vou tomar a cerveja, também.

Aqui há uma necessidade de entendimento de que essa é uma questão de mão dupla. Embora quem faça esse tipo de comentário possa não ter noção do que é fazer um Ironman, o inverso também parece ser verdade. Algumas dessas provas são curtas, mas intensas. E de minha parte não há crítica a nenhum esporte ou prova, independente de seu tamanho ou grau de dificuldade.


9. "Agora que você fez um Ironman, o que vem a seguir?"

Para Triathletas, "haver completado" um Ironman é como "haver completado" a respiração.
O esporte se torna a nossa seiva, alimentando o nosso impulso de uma maneira que nunca imaginamos que pudesse.

Mesmo a prova mais devastadora deixa um Triathleta querendo mais ---- quer seja para redenção, para perseguir recorde pessoal, ou pelo simples ato de perseguir outra meta.

Um exemplo vivo disto é Harriet Anderson, 21 vezes finisher em Kona e uma das atletas mais inspiradoras e de carreira mais longa no esporte (sendo também a mulher mais idosa a terminar um Campeonato Mundial de Ironman).


10. "Eu só quero terminar."

É mais do que isso, e nós sabemos disso.
Triathletas podem parecer gente simples na superfície (afinal, de acordo com o item 5, tudo o que fazemos é estupidamente cobrir milhas), mas somos realmente muito introspectivos. (Como você acha que passamos o tempo, enquanto percorremos todas aquelas milhas?).

"Só terminar," é a versão curta de "Eu não tenho nenhum objetivo de tempo específico para esta prova", e isso é bom.
Mas, não significa que o esforço não envolva uma força motriz.

Pessoalmente, gosto de saber o que move as pessoas.
Quer você esteja competindo para uma instituição de caridade, para combater seus demônios pessoais, para celebrar a saúde, ou para esmagar um recorde pessoal, não se acanhe em compartilhar suas motivações e objetivos de prova.

Como Triathletas, todos nós viemos para este esporte a partir de diferentes origens, mas estamos juntos nisto e todos nós queremos obter algo dele.


Artigo original: Ironman.com

Versão e adaptação: Equipe 3AV


Bons e longevos treinos e provas a todos!

3AV
Marco Cyrino


2 comentários:

  1. boa. uma Vez um imbecil (sim eu sei que é agressivo, mas ele é um imbecil), foi assistir a uma prova do Internacional que eu fiz em 199e qualquer coisa. no dia seguinte a besta começa a falar alto pra todo mundo do escritório ouvir. "o Renê perdeu para um cara que não tinha uma perna" tentei em vão explicar que eramos de categorias diferentes, que as largadas são separadas, mas o imbecil insistia em tirar o sarro. esse tipo de coisa também irrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cansei der perder para esse cara (provavelmente o Rivaldo)....kkkkkk

      Excluir