sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Competidores, não adversários


 
Conhecimento é uma poderosa ferramenta de transformação e evolução.
 
Para que Deus me deu a faculdade de aprender com os outros e comigo mesmo, se eu não puder transmitir isso adiante?
 
Desde os meus primeiros dias no Triathlon, minha jornada nesse mundo desafiador e recompensador tem sido não apenas uma busca pessoal de convívio e superação, mas também uma oportunidade de adquirir e compartilhar conhecimento ao longo dos anos.
 
Portanto, mais do que um diário pessoal de treinamentos, perrengues e conquistas, este Blog foi criado com a missão de ser um espaço dedicado a transmitir a paixão pelo Triathlon e oferecer insights a todos os Triathletas interessados, de todos os níveis, iniciantes, calejados, enfim...
 
Se não fosse por este motivo, não estaria mais “escrevinhando” sobre isso.
 
A comunidade do Triathlon é única, uma irmandade de indivíduos impulsionados pela busca de desafios pessoais e pelo amor ao esporte.
 
E cada postagem --- independendo de conter relatos, análises, opiniões, conselhos sobre aspectos físicos, mentais e emocionais, altos e baixos da vida e do esporte, problemas ambientais, comportamento cívico e desportivo etc. --- é uma oportunidade de conexão com essa comunidade.
 
O título deste texto não se aplica apenas a competições.
 
É praticamente um mantra presente nas competições das quais participo e na abordagem que trago às minhas publicações.
 
Em relação a todas as nossas atividades cotidianas, ele reflete a mentalidade que busco instigar em cada leitor, encorajando a camaradagem, o fair play, o apoio mútuo e o respeito.
 
E em relação ao nosso esporte, significa que participamos das provas, aprendemos uns com os outros e celebramos as conquistas individuais e coletivas, porque somos competidores sempre, adversários nunca.
 
 
3AV
Marco Cyrino
 
*** Por favor, faça login antes de escrever seu comentário.
 

9 comentários:

  1. Lá no ano de 1998 quando completei meu primeiro Ironman, conheci um lendário competidor de nome Ken Shirk mas que era sempre reconhecido pelo apelido Cowman. No dia do simpósio ele ao passar por cada adversário que no dia seguinte iria alinhar pra prova, sempre dizia a seguinte frase: "Nós chegamos competidores, competimos amigos e terminamos irmãos ". Pra mim um jovem de 24 anos aquela época foi uma baita lição do que era um Ironman. Ken Shirk nos deixou em agosto deste ano aos 81 anos. Guardo uma foto que tirei com esse amigo/personagem que o Triathlon me deu! Grande texto Marcão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pourra, brigadão, Stephan. Tu sabes que foi inspirador para fazer o primeiro Iron. E ainda me deu a dica de onde se hospedar.....kkkkk

      Excluir
  2. Uma coisa que aprendi nesses 34 anos de triathlon. É que em um esporte que apesar de ter um pódio, o desafio maior sempre é com você mesmo. E porque não ajudar outros a vencer supera-los.
    Nesta última etapa do TB vi um novato dizendo que não ia colocar a roupa de borracha pra não rasgar o chip. Apresentei pra ele a sacolinha plástica. A alegria dele foi minha recompensa.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Renê. Já ajudei tantos atletas, sem me importar se eram da minha categoria ou não. A gente tá aqui é pra isso mesmo, né ?

      Excluir
    2. E não nego que também já fui ajudado. Por poucos, mas fui. Lembro de um perrengue num Iron em que furou meu pneu e eu precisei de ajuda. E tive. Só depois fui saber que quem me ajudou era um cara da minha categoria.

      Excluir
  3. Um lindo texto, Marco, de verdade.👏👏😊

    ResponderExcluir
  4. O triathlon mudou demais. Na essência, inclusive.

    ResponderExcluir