quinta-feira, 21 de julho de 2011

Treinamento x endurance x velocidade

O (meu) técnico Ivan Yagüe ofereceu esta resposta a uma pergunta apresentada em nosso fórum, abordando o tema treinamento, endurance, velocidade.
A explanação é tão didática, que decidimos transformá-la em post.
Marco Cyrino


""
Olá.
A indecisão entre treinar endurance (resistência) ou velocidade é dúvida comum entre atletas de modalidades de endurance, como pedestrianismo, triathlon e ciclismo.

Isso ocorre porque, apesar da modalidade ser conhecida como de endurance, ganha a prova o mais veloz... o que chega primeiro, e não o que tem mais “resistência”.

Nesse momento nos deparamos com a dúvida de quanto se deve treinar resistência e quanto se deve treinar velocidade.

Um bom técnico, acompanhando individualmente, deve avaliar o que falta a cada aluno e montar seu programa baseado nisso.

Sem suporte técnico, existem algumas tabelas de predição de performance. Elas nos dão o tempo estimado para uma distância X, baseado no seu tempo efetivo de uma distância Y.

Exemplificando:
Se seu tempo em uma distância de 5 km é 25 min (hipoteticamente), espera-se que em 10 km seu tempo seja algo em torno de 54 min: o seu tempo de 5 km dobrado somando-se a ele a expectativa de perda pela distância maior.

Se na prática, seu tempo nos 10 km for 57 min, entendemos que lhe falta endurance; vc perde rendimento acima do esperado, quando a distância aumenta.

Já, se seu tempo nos 10 km for 51 min, entendemos que vc tem pouca velocidade nos 5 km e lhe faltam treinos específicos para isso.

Treinando de forma “esperta”, de acordo com suas necessidades e capacidades, seu treinamento rende mais e seus objetivos ficam mais próximos.

Buscar um acompanhamento especializado é sempre uma boa alternativa...
Espero ter ajudado

Ivan Yagüe
""

3 comentários:

  1. Mesmo na periodizacao para o ironman, inclui alguns treinos de velocidade. Ja foram 4 irons e deu tudo certo!

    ResponderExcluir
  2. Um exemplo de treino com velocidade:. 8 tiros de 2 min forte, intenso. 90% da freq max. Gosto de sangue e ferro na boca! iPod pulsando com hardcore cabeca adentro. Eh Marcao, voltamos! Ironblood! Ironfeel!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Gostaria apenas de dar uma dica de conteúdo para vocês. A Avon está com um site novo super legal sobre Ironman, inclusive tem um concurso que quem pratica pode enviar fotos. O endereço é http://www.perfumariaavon.com.br/ironman/#/concurso
    Acho que vale a pena postar no seu blog!

    Atenciosamente,
    Patrícia

    ResponderExcluir