domingo, 12 de fevereiro de 2012

Ironman - O amor de um pai por um filho (texto e vídeo)

Embora este vídeo venha sendo divulgado há um bom tempo, fazemos questão de registrar aqui, sem receio de lugar comum, esta inspiradora história de amor e dedicação de um pai ao seu filho, expressos principalmente através do esporte.

Leiam o que segue, antes de assistir ao vídeo.

Resenha
Antes de focalizar a história central, o vídeo apresenta o processo de registro de Triathletas com necessidades especiais, na 25ª edição do Ironman, dentre eles Richard Holcomb, cego, 58 anos de idade, tentando pela segunda vez completar o Ironman.
Suas palavras:
- É mais do que uma competição, é uma realização da qual nos lembraremos pelo resto da vida..."

Na linha de largada, estão Dick e Rick Hoyt.
Sua história passa a ser contada de forma de retrospectiva.

Em seu primeiro ano de vida, Rick é diagnosticado portador de paralisia cerebral.

Os médicos aconselham a família a interná-lo em uma "instituição", devido às graves deficiências locomotoras e de desenvolvimento intelectual, inexoravelmente causadas pela doença.
Referem-se a ele como alguém destinado a se tornar um "vegetal" (sic).

Os pais, confiando em sua própria percepção, na possibilidade e no desejo de comunicação que o filho lhes transmite apenas através do olhar (sic), decidem levá-lo para casa e criá-lo, tanto quanto possível, como uma criança normal.

Com sacrifício, conseguem um computador adaptado de forma que Rick possa se comunicar (movimentando o cursor do mouse, através de toques sucessivos em um interruptor, usando a lateral da cabeça).

Desde cedo, Rick manifesta seu entusiasmo por esportes.
Suas primeiras palavras, escritas ao computador, foram de incentivo ao time: - Go Bruins!

Quando um colega de escola sofre um acidente e se torna paraplégico, Rick manifesta a vontade de participar de uma corrida beneficente (5 milhas) organizada em favor amigo.

O pai concorda em atender ao pedido, mesmo estando completamente fora de forma e mesmo sabendo o que estaria envolvido em viabilizá-lo.

Participam da corrida, após a qual Dick fica duas semanas de "molho"...

Após a corrida, Rick diz ao pai:

- Papai, quando estamos correndo, sinto como se eu não tivesse deficiências. (sic)

Esta mensagem poderosa faz com que o pai adote o esporte como a forma mais efetiva de estar com seu filho, de fazer algo de bom por ele.

Um dia, Rick pergunta ao pai se este correria uma maratona com ele.
O pai responde: Sim!
E ambos correm juntos sua primeira maratona.

Seguiram-se outras maratonas e também Triathlons...

Então, um dia, o filho pergunta ao pai se este faria o Ironman com ele.
E o pai novamente responde: Sim!

Seriam "apenas" 3,9 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida, algo que ele definitivamente tentaria fazer, por amor ao seu filho.

Na época da prova, Roy, um ex-militar, então com 59 anos, recuperava-se de um ataque cardíaco (que não teve maiores conseqüências justamente devido à excelente forma física em que se encontrava).

O vídeo fala por si só.
Assistam...


Continuando...
Até a data desta compilação, a Equipe Hoyt já havia participado de mais de 60 Maratonas, mais de 200 Triathlons, e 6 Ironmans, dentre outras incontáveis competições.

Seu trabalho e sua participação nesses eventos estão agora também conectados à Fundação Hoyt, cujo objetivo é levar esperança às pessoas portadoras de necessidades especiais, e encorajá-las a viverem seus sonhos.
-
Fontes
Hoyt Foundation
Websites - Snopes, Ironman, NSBC etc.

Indicação via Publique!
Alceu Cremonesi Jr.

Tradução e compilação
3 Athlon na Veia

Marco Cyrino

2 comentários: