terça-feira, 28 de julho de 2015

Aspectos da prática de Triathlon para Atletas Masters (Parte II - Ajustes de estilo de vida)


Esta é a nossa versão livre / adaptação para a matéria publicada, no website Ironman.com:

Triathlon for Masters Athletes: Lifestyle Adjustments
Triathlon para Atletas Masters: Ajustes de estilo de vida

Trata-se de um artigo contendo trechos do e-book do treinador Ian Stokell:

Triathlon for Masters and Beyond
Chapter II, "A Lifestyle Commitment"

Triathlon para Masters e Além
Capítulo II, "Um compromisso de estilo de vida".




Esta matéria poderá ser útil para atletas iniciantes em Triathlon, assim como (esperamos) para a maioria dos nossos seguidores que já são Triathletas de fato.


Vamos ao artigo...

Triathlon para Atletas Masters: Ajustes de Estilo de vida

Pensando em levar o Triathlon mais a sério?
Leia sobre algumas adaptações você poderá ter de fazer.

Este livro do treinador de Triathlon Ian Stokell abrange as preocupações únicas que os atletas com mais de 50 anos enfrentam, ao treinar para competir em Triathlon.
Esta série de 3 trechos selecionados oferece um vislumbre da sabedoria do livro quanto à manutenção da aptidão física à medida que os anos passam.


Triathlon não é um hobby
Triathlon não é um hobby, é um estilo de vida.
O treinamento sério para Triathlon não pode ser dissociado do resto de sua vida.

Tanto tempo e energia são necessários para treinar para um esporte com tantos elementos interrelacionados (da hidratação até a ingestão de calorias, da gestão de tempo até a garantia de sono e repouso suficientes, do comprometimento de tempo necessário a um treinamento real até as despesas com equipamentos e viagens) que, quem pensa em se comprometer com o esporte precisa parar e considerar seriamente se é algo que realmente está disposto a assumir.


Os ganhos são incrementais
Os ganhos em Triathlon são incrementais, assim como são também de longo prazo.
Não há nenhuma solução rápida.
Para os atletas mais velhos, este mantra é ainda mais importante.
O progresso lento e constante reduz o risco de lesões.
Assim como se espera que os ganhos sejam incrementais, espera-se que também sejam incrementais as tensões e os esforços extras aplicados ao corpo que está envelhecendo.
As tensões e os esforços crescentes, resultantes de treinos mais longos e intensos, precisam ser mantidos sob controle.

O corpo é exigido durante o treinamento, para ser novamente fortalecido durante a recuperação.
No entanto, essa exigência sobre o corpo tem de ser controlada, para que seja segura.

Acima de tudo, o seu compromisso com o estilo de vida do Triathlon tem de ser sustentável e, em última análise, agradável.

Se você não estiver apreciando, então por que estaria fazendo isso?
Há maneiras mais fáceis para entrar em forma e permanecer saudável.

Além disso, essa mesma abordagem incremental e paciente (em relação ao progresso do desempenho) tem de ser apoiada por uma atitude mental que esteja em sincronia com os mesmos objetivos de longo prazo.

Os seus programas de treinamento não devem esperar um retorno rápido.
Da mesma forma, o seu comprometimento de estilo de vida com o Triathlon deve refletir perspectivas duradouras e de longo prazo.


Equilíbrio
O comprometimento com o Triathlon tem de ser temperado com o equilíbrio, uma vez que se trata de uma escolha de estilo de vida com ganhos incrementais, e não uma solução rápida que pode ser obtida com um programa de treinamento rápido de dois meses.

O equilíbrio é necessário na vida e no Triathlon.
O Triathlon não deve (e não pode) consumir sua vida.
O treinamento para Triathlon deve complementar a sua vida, e não controlá-la.
E deve, finalmente, reforçar todos os outros aspectos da sua vida, família, amigos, vida social, trabalho e carreira.

Além disso, quando praticado corretamente, o Triathlon pode ser uma forma muito eficaz de alivio do stress (da mesma forma que outros esportes de resistência, como a maratona).
O estilo de vida do Triathlon, então, deve aliviar o stress, e não aumentá-lo.

É importante ressaltar que deve ser feita uma avaliação realista dos seus objetivos no Triathlon, para que esses objetivos se ajustem adequadamente a todos os outros aspectos da sua vida.

Por isso, um conjunto realista e factível de metas é de fundamental importância para o estilo de vida do Triathlon, juntamente com uma estratégia para alcançar tais metas e uma programação de treinamento complementar baseada nas mesmas.

Metas realistas e um programa de treinamento contínuo devem ser encarados como ferramentas para melhorar não só o desempenho pessoal no Triathlon e a saúde em geral, mas também como contribuições para o equilíbrio em sua vida, à medida que você faça a transição para um estilo de vida orientado ao Triathlon.


Calorias
Em primeiro lugar, uma palavra sobre calorias e a necessidade de consumir uma certa quantidade a cada dia.

Seu corpo é um motor afinado.
No entanto, para funcionar corretamente, o motor requer combustível.
Não apenas qualquer tipo de combustível, mas o tipo certo de combustível.
Se o corpo não receber combustível suficiente (ou seja, calorias), não terá energia suficiente para prosseguir treinando em um nível elevado.

Praticando um pouco de matemática...
Como uma regra geral, em termos de ingestão de calorias, uma pessoa precisa de quatorze vezes o seu peso corporal (em libras) para manter o seu peso [aproximadamente 30,83 vezes o seu peso corporal em kg].

Tomando o meu caso como exemplo:
Com 200 libras de peso [aproximadamente 91 kg], eu preciso consumir cerca de 2.800 calorias por dia (14 x 200) [aproximadamente 30,83 x 91] para manter o meu peso.

No treinamento para Triathlon, eu provavelmente queimo 500 a 600 calorias por hora.

Se eu fizer uma média de 2 horas de treinamento por dia (2 × 500 a 600 = 1.000 a 1.200 calorias queimadas), precisarei consumir mais 1.000 a 1.200 calorias por dia, além das minhas 2.800 calorias básicas, apenas para manter meu peso.

Isto resulta 3.800 a 4.000 calorias por dia, apenas para manter meu peso atual.

O problema é que, para qualquer pessoa envolvida em treinamento contínuo para Triathlon, se não consumir calorias suficientes, o corpo vai se cansar e (no dia seguinte ou logo depois) você se sentirá esgotado, cansado, sem energia.

E quando o corpo treina estando cansado, a probabilidade de lesões aumenta.

Pessoalmente, já no dia seguinte eu sinto o impacto das calorias insuficientes.
Em dois ou três dias consecutivos com calorias insuficientes, eu me sinto exausto.
E isto não é incomum.

Você precisa consumir calorias suficientes a cada dia, ou o seu treinamento para Triathlon será prejudicado e, conseqüentemente, você se sentirá cansado e com falta de energia em todas as demais áreas de sua vida.
E o cansaço levará a uma perda de motivação e concentração, e a uma redução na qualidade da técnica atlética correta, o que aumentará o risco de lesões.

E se perder peso for um dos seus objetivos, então, assim como treinamento para Triathlon, a mudança precisa ser incremental.
Uma regra de ouro para perda de peso é chegar a 500 calorias abaixo de sua meta diária de ingestão de calorias.
Qualquer redução maior do que 500 calorias resultará em deficiência e fadiga extrema.
A perda de peso, assim como o treinamento para Triathlon, tem de ser realista e sustentável.
Não há soluções rápidas para perda de peso, especialmente se você quiser manter a qualidade do treinamento para Triathlon, enquanto tenta reduzir o seu peso.


Nutrição
Você sabe que deve objetivar uma abordagem equilibrada para o treinamento.
Da mesma forma, deve objetivar uma abordagem equilibrada para a sua dieta.
Como mencionado acima, não é apenas uma questão de calorias, mas do tipo certo de calorias.
É aqui entra o gerenciamento da nutrição.
A primeira regra é obter calorias suficientes.
A segunda regra é obter o tipo certo de calorias.
Você não iria colocar diesel em um motor a gasolina, não é?
Da mesma maneira que precisa de um equilíbrio entre o compromisso com o treinamento para Triathlon e todas as outras áreas de sua vida, você precisa equilibrar a sua dieta.

Aqueles que estiverem em uma dieta vegetariana enfrentarão os seus próprios desafios particulares para obter calorias suficientes, e o tipo certo de calorias, para sustentar o treinamento de Triathlon durante o ano todo.

Os triatletas de grupos etários, em sua maioria, estão pressionados pela disponibilidade de tempo, sem ter de se tornar um chefs em tempo integral, para obter calorias e nutrientes suficientes em sua dieta.

Entretanto, mesmo se você não tiver tempo para preparar suas próprias refeições a partir do zero, usando ingredientes vegetarianos como feijões e lentilhas (para manter uma ingestão de proteína suficiente), existe agora uma vasta gama de substitutos da carne (de alta-proteína e baixa-gordura, convenientes e apetitosos), disponíveis na maioria dos supermercados e lojas de alimentos saudáveis.

Na verdade, não há nada que impeça alguém de personalizar suas próprias exigências dietéticas às necessidades de treinamento de Triathlon. (O capítulo 9 do livro ajudará a avaliar cuidadosamente seus hábitos alimentares atuais, antes de decidir sobre uma dieta equilibrada, que complementará o seu novo estilo de vida saudável.)


Gerenciamento de tempo
Triathletas, em sua maioria, são pessoas do "tipo A", o que significa que têm sempre alguma coisa em andamento, e nunca há horas suficientes no seu dia.

Quanto mais velhos ficam, mais coisas eles têm em andamento.

Normalmente, isto ocorre porque são bem sucedidos no que fazem, especialmente nos negócios ou na carreira.
Muitas vezes, um fator que contribui para o seu sucesso é a capacidade de gerir o seu tempo de forma eficaz, para que tudo possa se ajustar.
Muitas vezes, porém, a disciplina do Triathlon, e as conseqüências incidindo nas demais áreas da vida, trarão algum tipo de "choque" para o sistema.

Se você espera ser bem sucedido no Triathlon e evitar que os compromissos do longo tempo de treinamento afetem negativamente sua vida, então precisará se tornar competente em gestão do tempo.
Se você já for competente, deverá ser fácil encaixar as horas extras de treinamento.
Se você não for competente nisso, e estiver acostumado a uma atitude mais relaxada em relação à programação diária, prepare-se para um ajuste de atitude!

Teste de realidade:
Uma abordagem desorganizada ou do tipo "seguir o fluxo" não equivale a menos stress.
Mas, estar sempre com pressa porque você não consegue gerenciar o seu tempo e os seus compromissos de forma eficaz, isto é estressante.
Reduza o stress através de uma estratégia de gestão de tempo.
De qualquer forma, se você precisará ter uma programação de treinamento e uma estratégia de treinamento pré-planejadas, por que não ter uma programação para as demais atividades de sua vida agitada?

Gestão eficaz do tempo não é simplesmente um luxo reservado ao Triathleta comprometido.
É um componente vital no seu arsenal de Triathlon.
Um pouco de planejamento irá reduzir o stress e maximizar o tempo disponível, para permitir que você encaixe (ajuste) todas as coisas que quer fazer.


Comprometimento de tempo para treinamento
Enquanto estamos discutindo mudanças de estilo de vida e gestão de tempo, vale a pena mencionar as muitas horas por semana que serão necessárias para a sua programação de treinamento.
Se você estiver migrando para o Triathlon a partir de um esporte único, como a corrida, então já deve saber do comprometimento de tempo necessário para superar a fase de iniciante em um esporte de resistência (quer você seja um veterano ou um guerreiro de finais de semana).

Multiplique isso por três, e então você estará no ponto de partida para o treinamento de Triathlon!

Se estiver mergulhando em Triathlon como o seu primeiro esporte verdadeiramente organizado, certifique-se de que todo o treinamento necessário poderá caber em sua programação semanal de trabalho e demais atividades.

O comprometimento de tempo de sua programação de treinamento é realmente o primeiro verdadeiro teste de quão seriamente você encara o Triathlon.

Quando você estiver no caminho do Triathlon, com as expectativas sempre renovadas de melhorias de desempenho e corridas subseqüentes, esse comprometimento de tempo não será nem um pouco menor. Na realidade, ele irá aumentar juntamente com o seu comprometimento pessoal com a melhoria e com as metas mais elaboradas e mais difíceis de alcançar.

Claro que "mais" não é necessariamente "melhor".
Qualidade de treinamento é muitas vezes tão importante ou mais importante do que quantidade de treinamento.
No entanto, mesmo o sucesso pessoal moderado em uma prova de Short Triathlon irá exigir muitas horas árduas de treinamento físico e também de treinamento mental.

Artigo original: Ironman.com

Versão e adaptação: Equipe 3AV



Bons e longevos treinos e provas a todos!

3AV
Marco Cyrino


2 comentários:

  1. Existe um grande problema e uma grande contradição que precisa ser entendida e aceita entre os que fazem de qualquer esporte um estilo de vida e entre os que "acham" que tornaram um esporte o seu estilo de vida MAS, na verdade, tornaram-se "dependentes" dele ao ponto de não perceberem o VICIO intrínseco na abordagem da nova vida.
    Isso deve ser entendido nas diversas variáveis propostas no texto, principalmente na parte que me interessa diretamente, que é o treinamento e toda a sua programação.
    Aspectos relacionais como nutrição ( que envolve as calorias utilizadas durante o treinamento e o resto - que não foi citado no texto a nova abordagem dessas calorias, que são os alimentos funcionais e seus índices glicêmicos ) são importantes mas servem para qualquer abordagem de vida na manutenção ou perda de peso.
    O que me intriga é essa afirmação de que triathlon não é hobby, é estilo de vida.
    Observo que existe uma linha muito tênue entre esses dois parâmetros e que podem se misturar no cotidiano, comprometendo o feedback da relação entre todos os aspectos.
    Penso também que faltou abordar algo muito interessante que eu sempre afirmo para alguns amigos que é:
    " Quem faz triathlon nada, pedala e corre. Triatleta de verdade nada, pedala, corre, alonga, fortalece com pesos, medita, faz massagem, suplementa, descansa, faz variações, TIRA FÉRIAS, trabalha, tem vida social, etc "
    Quando o tema TRIATHLON começa a ser o único tema de discussões e conversas em textos, redes sociais, rodas de amigos, passeios, etc, então é hora de repensar a abordagem.
    Vejo hoje muitos triatletas dispensando diversas horas de seu tempo nas redes sociais horas afim, que deveriam normalmente ser usadas para , por exemplo, o descanso ou o "desligamento".
    Um atleta viciado não consegue tirar 15 dias de férias , por exemplo, sem correr ou pedalar. Não conseguem fazer outra coisa.
    E isso, na minha opinião, deixa de ser um estilo de vida.
    Ouço muito das pessoas sobre as minhas abordagens sobre a política ou sobre as relações humanas que eu devo "tirar um pouco o pé, parar um pouco de me preocupar com coisas que não posso resolver, etc"
    No esporte eu acho que a abordagem deve ser a mesma.
    Pra ser bem sincero, não concordo com a programação que 95% dos treinadores de triathlon propõe para seus atletas em um ciclo de treinamento para o Ironman, por exemplo.
    Vejo todo mundo propondo seis meses de dedicação total para um objetivo a ser cumprido.
    O que isso tem de "estilo de vida' ?
    Porque não começar a programação 10 ou 09 meses antes para termos "gordura" suficiente para administrar os erros, as dores, as coisas que podem prejudicar a programação que não estão ao nosso alcance ( instabilidade do tempo, imprevistos no trabalho, na familia, doeinças, perdas, etc ) e termos mais flexibilidade para fazer os ajustes ?
    Hoje temos um aspecto muito positivo que é a internet nos ajudando a criarmos em nossas expectativas cada vez mais dúvidas porque as informações surgem aí à todo o instante nos influenciando direta ou indiretamente para perdermos ou ñao também o interesse sobre o que já está firmado como positivo.
    Penso eu, fazendo uma certa provocação ao autor propositalmente, que se o tal "estilo de vida" precisa ser preservado, é preciso tratar as abordagens para manutenção desse estilo de vida da mesma forma como os primeiros anos de vida quando a abordagem é lúdica, sem muitas preocupações.
    E aí pergunto ?
    Quando a idade já é um limitador de diversos aspectos biológicos, como tratar esses aspectos comportamentais sem que possamos "deixar de sorrir" ?
    Grande abraço, Marcão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Silvão.
      Em primeiro lugar quero agradecer seus sempre lúcidos e inteligentes comentários.
      Antes o nível dos fóruns e grupos de discussão nas redes sociais tivessem esse nível.
      Concordo com quase tudo que você falou.
      Veja que o texto é uma pinçada de um capítulo de um livro que é muito abrangente. E o objetivo da publicação (minha) é fazer justamente com que as pessoas façam certas reflexões.
      Vou acrescentar algumas coisas:
      - A afirmação de que triathlon não é hobby e sim estilo de vida é um "bordão" adotado por adeptos de vários esportes. Talvez os que mais insistam nisso são triathletas e surfistas. Mas conheço outros que fazem o mesmo. E é verdade que alguns acabam virando viciados ou reféns de seus esportes.. Uma coisa muito importante no texto é quando o autor menciona: "Se você não estiver apreciando, então por que estaria fazendo isso?
      Há maneiras mais fáceis para entrar em forma e permanecer saudável".
      Por outro lado, penso que o aspecto de viciado, estilo de vida, passar do ponto, etc. tem uma linha mais que tênue separando-os. O que faz alguém feliz ? Só ela própria pode definir. Sabemos que, em nossa visão, o equilíbrio entre várias coisas seria o ideal, mas como definir isso para alguém que faz da sua vida um "triathlon" e isso o torna feliz ?
      Métodos de treinamentos, de nutrição, etc. mudam o tempo todo.
      Alguns programas de treinamento (a maioria) que estabelecem metodologias pré-definidas para quem vai fazer um Iron, o fazem provavelmente pensando no coletivo. Iremos acabar tocando na questão de treinamento enquanto negócio, se é que me entende.
      Hoje eu realmente acredito que no meu caso específico a programação para o próximo Iron já começou. Como você disse, para ter gordura de mudar rotas.
      O estilo de vida de muitos "triathletas" duram o tempo necessário para que ele faça seu primeiro e único Ironman e depois volte a ser o que sempre foi.

      Excluir