sábado, 6 de maio de 2017

Regulamento Ironman - Uma análise pessoal e isenta


Bravos Ironmans e bravíssimas Ironwomans...

Não precisam me querer bem... mas, não me queiram mal caso algum comentário seja contrario à sua opinião.

Este Blog é principalmente direcionado aos que necessitam de informações ao entrarem no mundo do Triathlon. Mesmo que já seja pelo Ironman.

Ao longo de anos participando dessa "loucura", tenho percebido que não são muitos aqueles que se preocupam com todos os detalhes de uma prova. Detalhes esses que envolvem planejamento, treinamento, monitoramento, nutrição, exames clínicos, exames de todos os tipos, até mesmo exame de consciência.

Dentre esses detalhes, sempre me preocupei em analisar todas as informações sobre a prova que irei realizar, tais como (tentando colocar em ordem cronológica): inscrições, lista de inscritos, programação, percursos (natação, ciclismo e corrida) e, principalmente, o Regulamento.

Já fui vítima de alguns desses itens e já comentei em posts anteriores. Portanto não carece de novamente publicar a respeito.

Resolvi fazer um post comentando alguns itens do Regulamento do Ironman Floripa 2017 que, talvez, alguém não tenha percebido, podem fazer toda a diferença no resultado esperado.

Este é o link para o REGULAMENTO na íntegra:




Só que vou me ater a alguns pontos de maiores dúvidas.

Tecerei meus comentários a respeito, colocados em vermelho e indicados por (>>>), após cada um desses itens.

Espero contribuir para pelo menos um atleta.


SOUTH AMERICAN CHAMPIONSHIP - IRONMAN BRASIL FLORIANÓPOLIS 2017


REGRAS GERAIS

7. Em caso de cancelamento, por qualquer que seja o motivo, até o dia 28 de abril de 2017, o atleta terá direito à metade do valor da inscrição, a título de reembolso; depois desta data, não haverá reembolso, sob qualquer argumento médico ou pessoal. A solicitação deve ser feita pelo email
contato@unlimitedsports.com.br.

7a. O valor do reembolso será calculado com base no câmbio da data da realização da inscrição. 

7b. O valor da taxa de comodidade não é reembolsável. 

>>> Bom...o prazo de desistência para obter reembolso de 50% do valor da inscrição já era... Portanto, quem pensou em desistir (como eu), perdeu, mano!!!


13. O SOUTH AMERICAN CHAMPIONSHIP - Ironman Florianópolis 2017 classificará 75 atletas para o 2017 Ironman World Championship, entre aqueles que largarem nas categorias Faixa Etária Masculina e Feminina.

14. A distribuição de vagas será proporcional ao número de atletas que largarem nas categorias Faixa Etária. Portanto, o breakdown será divulgado somente após a largada, conforme orientação da WTC. 

15. Por determinação da WTC, todo pré-qualificado para o Mundial de Ironman 2017 terá direito à vaga, se estiver presente dia 29/05/2017, às 11h30, no Clube Doze de Agosto - Servidão José Cardoso de Oliveira, 1 - Jurerê Internacional, Florianópolis - SC, portando cartão de crédito internacional. Caso não esteja presente ao ser chamado ou não tenha crédito disponível no cartão de crédito internacional, perderá o direito à vaga, sendo chamado o atleta seguinte e assim sucessivamente. Não será aceita Procuração ou outra forma de representação. O atleta interessado na vaga deve permanecer no local até o final da distribuição de vagas. 

>>> No Guia do Atleta é mencionado o horário de 10:00h para estar presente no local indicado para confirmação da vaga.



REGRAS TÉCNICAS E GERAIS

21. A largada da prova será feita por meio de ondas, de acordo com a categoria, com início às 06h45. Cada atleta deverá largar dentro de sua categoria, usando a cor de touca correspondente a ela. 

21.a. A prova terá largada às 06:45 AM para as atletas da Elite Masculina, às 06:50 AM para os atletas da categoria Elite Feminina, Faixa Etaria M 30-34 (touca vermelha) às 7:05 AM; Faixa Etaria M 35-39 (touca azul) às 7:10 AM; Faixa Etaria M 40-44 (touca laranja) às 7:15 AM; Faixa Etaria M 45-49 (touca verde) às 7:20 AM; Faixa Etaria M 18-24, M 25-29, M 50-54, M 55-59, M 60-64, M 65-69, M 70-74 (touca branca) às 7:25 AM; Todas as Mulheres (touca amarela) às 7:30 AM. 

>>> No meu caso específico, preferia quando a largada era para todos os atletas exatamente às 7:00hs da matina (embora a porradaria na natação fosse maior). Sei que o intuito da organização é tentar desfazer ao máximo possível os pelotões no ciclismo.
Estreando na categoria 60/64, minha largada, como já foi no ano passado, será às 7:25h. Um mar um pouco mais mexido. Um vento um pouco mais forte (ou muito) no ciclismo, e uma corrida entrando noite a dentro. Não se faz isso com os "velhinhos"... kkk !


22. É obrigatório o bike check-in no dia 27/05, na entrada da Área de Transição, entre as 13h00 e as 20h00. O procedimento será efetivado em sete grupos de numeração, com uma hora para cada. O atendimento será feito do grupo de menor numeração para a maior, conforme distribuição disponível na programação do evento. O competidor deverá obrigatoriamente apresentar os equipamentos que irá utilizar na competição: bicicleta, capacete com o número de competição colado na parte frontal, sacolas do ciclismo e da corrida fornecidas pela Organização com os respectivos materiais dentro. Após o procedimento de check-in, as bicicletas serão colocadas nos respectivos suportes na Área de Transição e as sacolas e o capacete serão entregues pelo atleta na Tenda de Troca. Somente as sacolas oficiais fornecidas serão aceitas; itens adicionais que não caibam nestas não serão aceitos. 

>>> Dentro do mesmo tema, ou seja, a ordem de bike check-in e a ordem de largada, novamente preferia a programação anterior. Caso os números de inscrição sejam estabelecidos por ordem de categoria, novamente serei da última "turma" a fazer o bike check-in. Provavelmente irei jantar e dormir depois das 22:00h. Isso por conta da morosidade desse processo.



30. Considerando o horário de largada da prova, cada etapa tem um tempo limite para ser concluída. A natação terá um tempo máximo de 02:20. O ciclismo terá um tempo máximo de 10:30. O tempo limite da corrida será de 17:00. O atleta que exceder o tempo limite de uma etapa será desclassificado e deverá sair do percurso. A partir do tempo limite de cada modalidade, o aparato de segurança de cada percurso será desmobilizado. 

30.a. Durante a prova, será considerado o horário da última largada para desclassificação do atleta (DNF - did not finish), que será impedido de continuar o percurso. 

30.b. Haverá um tempo de corte intermediário no ciclismo, sendo ele de 8:25 no km 132, considerando o horário da primeira largada. O atleta que não atingir este ponto até às 03:10 PM, será desclassificado e deverá deixar o percurso. 

>>> Ano passado houve muitos entreveros com relação ao horário de corte. Por favor, leiam atentamente o Regulamento e vejam que existem dois horários de corte distintos. Um a partir do horário de largada de cada categoria e outro a partir do horário da primeira largada.
Depois não reclamem que foram injustiçados.
E, se tiverem dúvidas, reportem-se à organização antes da prova.
Inclusive, participem do simpósio. Momento e local oportunos para tirarem suas dúvidas.


41. Os participantes estarão sujeitos a exame antidoping. 

>>> Penso que aqui existam poucos comentários a serem feitos.


REGRAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS


NATAÇÃO

56. O aquecimento dentro da água é permitido das 05:00 AM às 06:30 AM, somente na área sinalizada. O atleta não poderá aquecer-se em frente à área de largada.

>>> Essa regra é rigorosamente cumprida. Vi um atleta ser retirado do mar no ano passado (não sei se foi desclassificado) por descumprir esse requisito.


CICLISMO

57. O percurso da etapa do Ciclismo é de 180,2 km. O tempo limite para completar o percurso é de 10:30, sendo o tempo intermediário de corte no km 131 de 8:15, contado a partir da primeira largada. 

>>> Atentem para os tempos de corte e para os momentos de inicio de contagem dos mesmos.


59. Uniformes com ziper frontal não podem estar abertos abaixo do final do osso esterno. O atleta será desclassificado caso não seja corrigido prontamente. 

>>> Juro que não entendi a motivação deste item. Mas, deve haver alguma.
Talvez, o fato de homens não poderem correr nem pedalar sem camisa, camiseta, etc. Com isso, estariam comparando essa abertura frontal como não competindo com o dorso coberto.
Sei lá... ou talvez não desejem ver o umbigo dos atletas... vai saber.
Eu, pessoalmente, gosto desses macacões. E faço uso desses zíperes com grande abertura, em provas de até 70.3, pois permitem uma melhor respiração.
Mas essa é apenas minha opinião.
No Iron do ano passado, utilizei o meu... fechado o tempo todo por conta da temperatura.
Fiquem atentos.


62. A zona de vácuo para os atletas (elite e faixa etária) é de 12 metros, medidos da borda da roda dianteira (do ciclista que segue à frente) em direção à parte traseira da bicicleta. Isso significa que os atletas devem manter uma distancia de 6 bicicletas entre eles e a bicicleta à frente. Os atletas terão 25 segundos para fazer a ultrapassagem. Se o atleta não obedecer a esta regra, ele/ela receberá um cartão azul e cumprirá uma parada de 5 minutos no Penalty Box mais próximo e assinará o termo. Cada atleta é responsável por sua parada no Penalty Box. 

63. A ultrapassagem define-se quando o atleta que ataca coloca a roda dianteira paralela com a roda traseira do atleta que estiver sendo ultrapassado. O atacado não poderá reagir até que a ultrapassagem seja feita e saia da zona de vácuo do atacador. Caso o ultrapassado não cumpra, receberá cartão amarelo.

64. O atleta que fará a ultrapassagem não pode recuar da área de vácuo depois de ter adentrado. Uma vez que o atleta entre na zona de vácuo para a ultrapassagem de outro atleta, ele deve obrigatoriamente completá-la. Se a ultrapassagem não for concluída, o atleta receberá o cartão azul e cumprirá uma parada de 5 minutos no Penalty Box mais próximo e assinará o termo. Cada atleta é responsável por sua parada no Penalty Box. 

>>> Atentem para estes itens.
Atentem para estes itens.
Pelamordedeus, atentem para estes itens!
É feio e antidesportivo levar vantagem praticando vácuo.


65. É proibido o descarte de materiais fora dos locais indicados próximos aos postos de hidratação. A não obediência desta regra acarretará em cartão azul e penalização de 5 minutos. 

>>> Fiquem espertos com isso também.


69. É proibido ao atleta utilizar equipamento de som. A utilização acarretará na penalização com cartão amarelo e na reincidência com cartão vermelho. 

>>> Alguém acredita que canso de ver atletas utilizando esses equipamentos? Além de fora das regras é perigoso. Fácil perceber isso.


71. O atleta não deve fazer qualquer progresso para frente sem estar acompanhado por sua bicicleta. Se a bicicleta está inoperável, o atleta pode prosseguir no curso de ciclismo, correr ou caminhar, enquanto empurra ou carrega a bicicleta, sem qualquer outro tipo de auxilio, desde que a bicicleta seja empurrada ou transportada de forma que não dificulte ou impeça o progresso de outros atletas. O atleta que não cumprir estas orientações será desclassificado.

>>> Assim ó... se furou teu pneu ou teve qualquer outro problema com tua bike... não caia na tentação de dar uma "aproveitadinha" e pegar carona, tá?


CORRIDA

75. Uniformes com ziper frontal não podem estar abertos abaixo do final do osso esterno. O atleta será desclassificado caso não seja corrigido prontamente. 

>>> Comentário já feito no item 59 (Ciclismo).  


Agora, observem também o GUIA DO ATLETA, cujo link é este:




Por último, vou fazer alguns comentários bem pessoais que, espero, ajudem a todos:


NATAÇÃO

A natação em Jurerê é sempre uma grande incógnita (levando minha experiência em 6 Irons completados).

Pode estar quente ou frio (temperatura ambiente), pode estar com pouca ou muita correnteza, pode estar com pouco ou muito vento e a água pode estar "gostosa" ou congelada.

Portanto, preparem-se e se adaptem chegando com uma certa antecedência.


CICLISMO

Bom... 180km... não é e não será fácil para ninguém.
Quanto mais tarde for sua largada, maior a probabilidade de pegar ventos mais fortes durante essa etapa. E eles vão estar lá... um pouco mais fortes ou mais fracos, mas estarão lá. Seguramente, na 2ª volta de 90km.


CORRIDA

O percurso da primeira volta (o longo... de 21km), logo no início (acho que a partir do km 4 na ida e do km 10 na volta) terá umas "PEQUENAS" subidas e descidas (tudo o que sobe desce).

Mas, até aí... se você houver treinado adequadamente, conseguirá cumprir de boa.
Dependendo do seu nível de treinamento, não se preocupe em subir correndo... não vale a pena.
Suba andando mesmo. Desça segurando para não se machucar.
Uns poucos minutos a mais ou a menos não farão a diferença, mas, subidas e descidas com responsabilidade farão.

Depois do km 11 ou 12, teremos que fazer o percurso dentro de Jurerê Internacional, de onde só sairemos ao desistir ou concluir a tão sonhada prova.
E essas voltas curtas de aproximadamente 10km cada (uma para completar a volta longa e as outras 2 para completar a prova) são extremamente desgastantes, tanto física quanto psicologicamente.

Existe um trecho dessas voltas curtas que costumo chamar de "Cantinho da Depressão".
Pataquepareo... é (vejam e aumentem o mapa da corrida) no retorno da SC-402.

Ao final da 1ª volta (volta longa) ela deve ter uns 15º de inclinação... se tanto. E uns 1.500 atletas passando ao mesmo tempo... tanto indo quanto voltando. É comum trombarmos, literalmente, com outros atletas.

Ao final da 2ª volta, não me perguntem o que a Organização faz... haaaa... mas ela faz alguma coisa... ela já tem uns 30º de inclinação. E os 1.500 atletas viraram uns 500. E olhe lá.

Perto desse retorno, tem um posto de alimentação/hidratação.
Sempre confraternizamos com os staffs.
Na 1ª volta é só alegria. Já, na 2ª volta, começamos a ficar estressados.

Aí, vem a melhor parte.
Na 3ª e última volta, essa porra de retorno, volto a falar, a Organização deu um jeito de elevá-la para mais de 45º.
A Tenda de alimentação e hidratação já não fica parada.
Os staffs, caso não se amarrassem nas árvores, às margens da rodovia, rolariam como as laranjas que deveriam ficar sobre a mesa.
Os copos com água, isotônico e sei lá mais o quê, simplesmente se esparramam pela pista... as bolachas caem e se esborracham fazendo com que tenhamos que rastejar para pegar migalhas...tropeçamos em zumbis, uns indo, outros voltando, sem saber o que fazem por aquelas bandas...

E de repente, não mais que de repente, estamos saindo definitivamente desse "Cantinho".

Aí, entramos na "RETA DA EUFORIA".

Uma reta que nos levará a outra reta.
A de chegada.

A partir daí, nada conseguirá nos deter.
Já ouvimos ao longe um locutor "hablando":

- "Parabéns, fulano....you are an Ironman"

Pronto... nem que seja rastejando mesmo... atravessaremos aquele pórtico de chegada.

Portanto,

- "CONGRATULATIONS MAN OR WOMAN... YOU’RE AN IRONMAN !!!"



3AV
Marco Cyrino


4 comentários:

  1. Obrigado mesmo por seus comentarios!

    Estou aqui iniciando o meu planejamento para voltar aos treinos e ler isso foi importante e muito divertido.

    Só fiz duas provas sprint e parei de treinar, motivo não foi nada ligado com o treinamento em si, mas usei a desculpa de um período dificil na carreira para desmobilizar...sendo que era neste momento que deveria ter me agarrado nesta cachaça.

    Esse ano deve rolar a primeira prova do retorno, mas depois volto a olhar uma prova que quero muito, o 70.3!

    Abraço
    Mauricio RS

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    1. Obrigado digo eu, Maurício...por dar um pouco do seu tempo lendo minhas postagens.
      Quanto ao motivo de vc ter parado, não faço nenhum juízo. O mais importante é o motivo para vc voltar...
      Cada um sabe onde dói seu calo...mas, como vc falou, uma programação de treinos para alguma prova é uma "cachaça" mesmo...
      Quero muito que tu retornes ao triathlon...vais te dar muito foco para treinar objetivando essa prova seja ela qual for...
      Se teu objetivo for o 70.3, se programe, leia tudo a respeito, faça um bom planejamento e se joga.
      MAS COM RESPONSABILIDADE.
      Existem vários posts no meu Blog e em outros dando muitas dicas para isso.
      Aloha !!!

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  2. Discordo um pouquinho da frase " a partir daí, nada conseguirá nos deter....." pois por experiência própria em acompanhar todos os treinos, "não" treinos, experiências com alimentação, provas que são treinos, etc..... acredito que a partir da "Inscrição" nada poderá detê-los. Somente a linha de chegada.

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    1. É verdade...como sempre, tu está certa.
      Mas...para quem já sofreu com as incertezas durante as provas, onde em várias partes sentiremos com a mais absoluta certeza a vontade de desistir, há que se ter muita força de vontade, persistência e perseverança para continuar.
      Mas...voltando a concordar contigo...ao fazer a inscrição, já temos um balizador...que é o pórtico de chegada.

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