quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Dicas para Provas Longas


Com duas provas longas em semanas consecutivas, sendo uma agora, neste final de semana (26/11 – Ironman 70.3 – Fortaleza) e a outra no outro final de semana (03/12 – Challenge – Floripa), gostaria de deixar alguns conselhos aos atletas que não têm muita experiência nesse tipo de prova.

Imagino que alguns estejam viajando, ou mesmo já se encontrem em Fortaleza.
E outros tantos estejam nos últimos treinos e preparativos para Floripa.


Objetivamente falando para esses atletas...
Após a sua viagem, chegada, acomodação etc., o que já é suficientemente cansativo:


- Não gaste suas energias desnecessariamente, com idas e vindas infinitas à feira. Se necessário, faça uma relação das coisas que precisa ou pretende comprar e realize o quanto antes e, de preferência, numa tacada só.

- Não gaste suas energias desnecessariamente com treinos grandes que não lhe proporcionarão melhor rendimento. Faça apenas aquilo que seu treinador o orientou. Se não tiver treinador, não faça nada que não seja apenas o reconhecimento do circuito nas 3 modalidades.

- Não consuma nada, seja alimento ou bebida, que não esteja habituado a consumir em suas refeições. Siga a orientação do seu(sua) nutricionista, se tiver.

- Não use nenhuma roupa ou calçado recém adquirido e com o qual não tenha treinado bastante.

- Não invente nenhuma estratégia nova durante sua prova. Nem de performance, nem de alimentação ou hidratação. Faça a prova como treinou e com o que treinou.

- Faça uma checklist de tudo o que precisa no pré e durante a prova.
(veja... Checklist Geral de Provas & Dicas relacionadas)

- Cheque muito bem seus equipamentos.

- Descanse mesmo nos dias anteriores, porque é normal não dormir bem na véspera da prova. Deite cedo nesses dias e principalmente na véspera. Mesmo que não consiga dormir bem, você estará descansando o seu corpo.

- Participe do simpósio técnico.

- Divirta-se na prova e, após a chegada, sinta-se feliz por tudo o que conseguiu, independentemente de seu resultado.

Boas provas a todos!

3AV
Marco Cyrino



Nenhum comentário:

Postar um comentário