sábado, 14 de novembro de 2015

Aspectos da prática de Triathlon para Atletas Masters (Parte III - Criando uma rede de suporte)


Esta é a nossa versão / adaptação para a matéria publicada, no site Ironman.com:

Triathlon for Masters Athletes: Establishing a support network.
Triathlon para Atletas Masters: Estabelecendo uma rede de suporte.

Trata-se de um artigo contendo trechos do e-book do treinador Ian Stokell:

Triathlon for Masters and Beyond
(Triathlon para Masters e Além)

Apesar de ser nossa versão / adaptação, eu particularmente assinaria embaixo, e imagino que muitos outros Triathletas também.

Vamos ao artigo...

Provavelmente, aqueles que estiveram envolvidos em atividades esportivas regulares por toda a vida já possuem uma rede de suporte. Entretanto, para muitos com idade superior a 40 anos e que estão entrando em um estilo de vida atlético, as suas próprias expectativas, bem como as dos seus amigos e entes queridos, serão semelhantes a explorar um território desconhecido.

O Triathlon, especialmente em distâncias mais longas, é o ápice dos esportes solitários: somente você e o percurso de prova, hora após hora. Portanto, constitui uma verdadeira ironia do esporte, você aumentar as suas chances de sucesso estabelecendo uma sólida rede de suporte para treinamento.

Essa rede de suporte deve incluir recursos relacionados tanto ao esporte (como instruções e conselhos sobre aspectos físicos e técnicos para melhoria de desempenho), quanto à perspectiva pessoal (em termos de bem-estar emocional, físico e mental).

De fato, para muitos Triathletas Masters, a perspectiva de encontrar um novo círculo de amigos e atletas que pensem de forma similar torna-se uma grande força motriz por trás de seu recém-descoberto compromisso com o esporte.


Fatores-chave para estabelecer uma rede de suporte

Família e amigos
O fundamento para a rede de suporte de todo Triathleta tem de estar na família e nos amigos. Os comprometimentos de tempo e esforço para um estilo de vida voltado ao Triathlon são tão grandes, que a família (parentes mais próximos) tem de "estar junto", para que se possa ter alguma chance de sucesso duradouro e não uma fonte de animosidade e ressentimento.

Deve-se ter grande cuidado quanto a ser flexível e ajustar conjuntamente o tempo e as obrigações da família. A família deve ser a base de sua rede de suporte, em vez de tornar-se algo que poderá prejudicar todo o treinamento duro que houver sido realizado.

Para a maioria dos Triathletas, é verdade que, à medida que envelhecem, aumentam os compromissos familiares.  
Triathletas Masters que possuem família e crianças tendem a sentir mais a tensão entre os compromissos familiares e o treinamento para Triathlon. Isto normalmente diminui à medida que os Triathletas chegam aos 50 anos de idade e as crianças entram numa fase escolar em que se tornam mais independentes.

Amigos, especialmente se forem preocupados com saúde, tiverem tendências atléticas, ou forem praticantes de algum esporte, podem ser uma tremenda fonte de encorajamento e suporte. Sua contribuição e seu interesse podem se tornar inestimáveis no longo prazo.

Porém, às vezes os amigos (especialmente aqueles que não são preocupados com saúde, e/ou por razões freqüentemente não relacionadas diretamente a você) irão demonstrar pouco suporte, ou serão rápidos em criticar.

Talvez a sua proatividade, voltada a um estilo de vida saudável, faça com que vejam a si mesmos de uma forma negativa, ou os leve a questionar o seu próprio estilo de vida pouco saudável. A dura realidade, porém, é que os amigos negativos, que não oferecem suporte, não devem (e provavelmente não irão) permanecer em seu círculo de amizades por muito tempo.

Um ambiente positivo é essencial para o estilo de vida do Triathlon, e os amigos que não o apóiam não devem ter a oportunidade de minar os seus objetivos pessoais, no Triathlon ou na vida.

Suporte no ambiente de trabalho
Provavelmente, a maioria dos Triathletas poderia passar por suas vidas inteiras sem que as pessoas em seu ambiente de trabalho soubessem que estão envolvidos em Triathlon. Muitas vezes, porém, não faz mal deixar que as pessoas em seu local de trabalho saibam que você é um Triathleta, que você está treinando para as provas, e que pelo menos algumas vezes por ano você poderá "tirar" um tempo fora do trabalho, para viajar e competir longe de casa.

Uma das principais razões é que, em uma sociedade cada vez mais preocupada com saúde, muitas empresas tentam oferecer ajuda aos funcionários preocupados com saúde, sob a forma de instalações internas e eventualmente assistência financeira para uso de instalações externas, tais como um clube, ginásio ou academia local [esta é uma realidade nos EUA]. Sua empresa também pode estar aberta à idéia de equipes oficiais, patrocinando uma equipe de Triathlon one-off [em pelo menos um evento], ou um programa de saúde de atividades físicas após o trabalho.

Além disso, se a sua empresa ainda não oferece isso, ela pode estar aberta a algum tipo de horário flexível, o que poderia permitir que você treine em algumas manhãs, sem ter que se apressar para chegar cedo ao trabalho.

As empresas estão cada vez mais preocupadas com a retenção de funcionários, e recrutando os melhores funcionários do mercado [uma realidade nos EUA]. Como resultado, nunca se sabe em que ponto haverá uma convergência entre os interesses das empresas e os interesses de uma força de trabalho cada vez mais preocupada com saúde.

Parceiros de treino
Sob muitos aspectos, Triathlon é um esporte solitário, o atleta permanecendo muitas vezes, por longas horas, a sós com seus pensamentos durante o treinamento e as provas. Assim, parceiros de treino podem proporcionar o companheirismo necessário nos longos dias e semanas de treinamento.

Parceiros podem ser também uma fonte de motivação para sair da cama para treinar, de manhã cedo, tanto para manter a sua programação, quanto para atingir seus objetivos em Triathlon. Saber que outra pessoa está ao seu lado, passando pela mesma experiência, pode ser reconfortante ao iniciar um treino na chuva logo ao amanhecer.

Um cenário ideal seria uma parceria com alguém que esteja planejando fazer a mesma prova que você, especialmente se vocês compartilham aproximadamente o mesmo nível de aptidão física. Vocês podem combinar não somente as sessões e os recursos de treinamento, mas podem até chegar a dividir despesas de viagem e custos relacionados à prova em si.

Claro que você poderá ter, e provavelmente terá, múltiplos parceiros de treinamento para as diferentes modalidades. Eles podem nem ser Triathletas, mas sim parceiros focados em um único esporte.

Um parceiro de treinamento deve dar pouco trabalho e ser confiável!
Não há nada pior do que enfrentar o clima de inverno, de manhã cedo, para chegar ao ponto de início de um longo treino e ter de esperar 20 minutos, porque o seu parceiro de treinamento apertou o botão de soneca, ou não havia preparado o seu equipamento ou nutrição na noite anterior, precisando correr para prepará-los na manhã do treino.

Alguém com compromissos consideráveis fora do treinamento (como família ou trabalho) pode também não ser o melhor parceiro de treino, exceto para uma sessão de treinamento ocasional.

No treinamento, você precisa eliminar as razões para não treinar.
Não se engane, você mesmo encontrará um monte de razões pelas quais não deve fazer o treino de amanhã. Então, a última coisa de que você precisa é um parceiro de treinamento que lhe proporcione mais dessas razões.

Artigo original: Ironman.com
Versão e adaptação: Equipe 3AV



Bons e longevos treinos e provas a todos!

3AV
Marco Cyrino


2 comentários:

  1. Lance do trabalho, muito bom...pena que poucas empresas conseguem enxergar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que enfatizamos que isso é uma realidade nos EUA, Cláudio.
      Quem sabe um dia por aqui também ?

      Excluir