sábado, 14 de dezembro de 2013

Esta bike limpa o ar, enquanto você pedala


Matéria original:
Website - SmartPlanet
Autor - Tyler Falk, Editor Colaborador, em 10/12/2013
© CBS Interactive. All rights reserved.

Tradução / versão - 3AV

O uso de bikes é uma das formas mais limpas de transporte, isto é --- para o ambiente, não necessariamente para as suas roupas, após um passeio "grudento" --- mas, um novo conceito de bike poderia não apenas diminuir a poluição urbana, poderia eliminá-la.

A Bike Purificadora de Ar [veja mais detalhes neste link: Air-Purifying Bike] é um conceito desenvolvido por projetistas da Lightfog Creative & Design Company, de Bangkok, que utiliza filtragem para limpar o ar em torno do ciclista.
O filtro está localizado no centro do guidão e utiliza um "sistema de fotossíntese" para "gerar" oxigênio, possuindo ainda um tanque de água e um motor elétrico acionado a bateria.
Além disto, a bike não limpa o ar somente enquanto você pedala; ela pode operar também enquanto estiver estacionada.

Falando claro, este conceito é apenas isto, uma idéia.
O design é elegante e a idéia é inovadora, mas atualmente existe somente em duas dimensões [em projeto].

Os detalhes difíceis ainda precisam ser resolvidos:
Como a bateria será carregada?
Qual será a sua autonomia?
O volume de ar limpo justificará o custo adicional do "sistema de fotossíntese"?

A parte mais difícil ainda está por vir, se esta bike algum dia alcançar as ruas. Mas, de acordo com a Fast Company, a LightfogCreative & Design Company planeja construir um protótipo.

Ainda, o design já recebeu um prêmio [veja neste link: RedDot Design Award 2014] e a bike parece infinitamente mais agradável de usar (e mais segura) do que uma outra bike limpadora de ar que vimos anteriormente, neste ano. [Nota: Fala-se em segurança, por se tratar de um projeto que envolve uso de alta tensão elétrica]

Se este conceito vier a ser completamente desenvolvido, podemos imaginar sistemas de compartilhamento utilizando estas bikes, como uma cavalaria sobre rodas, em luta contra a poluição. 


Nosso comentário:
Já estão disponíveis todas as tecnologias para implementação deste projeto.
Esperemos, portanto, que o protótipo seja apresentado o mais breve possível, que seja eficiente e economicamente viável, e que alguma(s) grande(s) empresa(s) se interesse(m) pela sua fabricação em massa, por todo o planeta.


Equipe 3AV

Nenhum comentário:

Postar um comentário