quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Alongamento pré e pós-atividade física

Tema em que não encontro consenso
Há muito tempo atrás, se considerava imprescindível alongar, de preferência o máximo possível, os grupos musculares que iriam ser utilizados durante a realização da atividade física, conceito este que também era aplicado ao pós-atividade.

Atualmente, existem vários estudos que defendem até mesmo o contrário, ou seja, que esses alongamentos são inócuos, ou podem, inclusive, induzir lesões musculares.

O assunto em si é bem extenso, pois envolve não só a questão do alongamento propriamente dito, mas também o tipo e a duração da atividade a ser realizada.

Alongamento para flexibilidade
Há consenso em que os alongamentos pré e pós atividade física não são, de forma alguma, aqueles exercitados em "aulas de alongamento", cujo objetivo consiste em obter aumento da flexibilidade corporal.

Essas aulas específicas levam os músculos praticamente ao limite de extensão e são (ou devem ser) feitas com um intervalo adequado entre os treinamentos físicos ou provas.

Alongamentos pré e pós-atividade
O alongamento pré-atividade deve ser feito (quando for) visando a preparar e aquecer os músculos para o esforço que virá.

O alongamento pós-atividade objetiva fazer com que os músculos retornem ao tamanho normal, uma vez que, após um treino intenso, ocorre um "encurtamento" dos mesmos, em decorrência de fadiga e microlesões.

Riscos
Já presenciei corredores amadores (infelizmente, eu fui um deles) fazendo alongamento intenso antes de uma prova ou sessão de treinos fortes, e acabar sofrendo uma lesão durante a atividade, talvez pelo excesso no alongamento.

Resumindo
Importante é realizar um pré-aquecimento visando estimular os grupos musculares para que estejam prontos a responder aos estímulos da atividade.

Eu, particularmente, me sinto bem com um leve alongamento pré e pós-treinos. Após uma prova, com sinceridade, nem lembro disso, embora devesse.

Marco Cyrino

Um comentário:

  1. Realmente não se encontra consenço sobre o tema, simplesmente porque ele não existe. E quando nos deparamos com um tema sem consenço, mesmo fazendo parte de algo tão estudado como a Fisiologia do Exercício, só podemos tirar uma conclusão: Não faz diferença. Se alongar antes ou depois modificasse algo, já teriam comprovado. Então vamos para as experiências pessoais. Particularmente acho uma boa idéia alongar moderadamente antes do exercício, já que o alongamento aumenta a temperatura da musculatura que vou exercitar e após isso, inicio com um exercício leve. Ao terminar o treino, em especial um treino exaustivo, sei que a musculatura já sofreu o bastante e opto por uma caminhada leve e desaceleração, mas não alongo mais; penso que os músculos já sofreram o bastante. Levem em consideração que o treino gera um desgaste e ruptura de mumerosos grupos de fibras musculares... nesse momento a reposição nutricional e repouso me parece mais importante. Mas é só minha experiência...
    Abraços,
    Ivan Yagüe

    ResponderExcluir