Infelizmente, é notória a enorme quantidade de sujeira jogada nas rodovias.
Detritos aumentam o risco de acidentes, prejudicam a drenagem das pistas, e causam mortes de animais.
[Foto: Ecodebate]
Bitucas de cigarro, latas de bebidas (todas), sacos de alimentos industrializados (todos), sacos plásticos de todos os tipos, copos, fragmentos inutilizados de autos e motos (lanternas, rolamentos, pneus, pára-lamas, pára-choques...), caixotes inteiros e quebrados, papel e papelão de todos os tipos, embalagens de gel de carboidratos, câmaras de pneus de bikes...
Opa!
Embalagens de gel, câmaras de bikes?
Isto mesmo.
Quem descarta isto nas estradas?
Nós mesmos, ciclistas e Triathletas em treino!
Quem costuma parar na "Bica" da Rodovia Rio/Santos, entre Guarujá e Bertioga, com certeza já viu diversas embalagens de gel usadas, descartadas no local.
Eu mesmo, após ajudar um atleta (ciclista ou Triathleta, não importa) a trocar uma câmara furada, presenciei o cara-de-pau atirá-la ao mato.
Claro que fiquei p... da vida, quase saí na mão com o cara, ouvindo o argumento de que "aquela câmara não poderia mais ser aproveitada, porque já estava muito remendada".
Esta era a preocupação dele. Não cabia naquela cabeça que o problema era o descarte de um lixo absurdamente agressivo à natureza, naquele local.
Existem algumas situações que, embora possam gerar discussões, não são tão gritantes. Por exemplo, casca de banana jogada no mato, por ser lixo orgânico, acaba não prejudicando tanto.
Mas embalagens de gel, câmaras?
Não vou estender o assunto com relação ao descarte do lixo em nossas casas.
Mas, por favor, não vamos fazer parte da "turma" que joga lixo nas estradas!
Não custa levá-lo para casa e descartar de forma correta.
Veja um exemplo do que ocorre em São Paulo:
Marco Cyrino
Nenhum comentário:
Postar um comentário