quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Triathleta Cabeçudo

Muito prazer, Marco Cyrino.
Eu mesmo, o Triathleta Cabeçudo.

Um Triathleta da Idade da Pedra, que já refletiu sobre A Evolução da Espécie, mas agora conclui ser tão cabeçudo que poderia usar uma carcaça de "orelhão" (telefone público) em lugar do capacete.

Como prometido em post anterior, conto agora os motivos desta conclusão.

Atletas combinando treinos
Toda sexta-feira ocorre uma troca de e-mails entre os atletas que pedalam juntos, marcando horário, local, etc.

O linguajar usado varia de acordo com o humor de quem deu início ao “diálogo”.
Pode variar de desde:  

"Aê cambada...!!!
Manhãdimanhã rái tá um tempu limpinhu mais rái fazê um friu du ...!
Discarqué forma rô tá nas barsa ais 7:19h."

Até um linguajar formal, como o desta troca de emails entre atletas, dentre eles, obviamente, eu (os demais terão os nomes preservados, a não ser que queiram espontaneamente se identificar... rsrsrs):

De: Marco Cyrino
Prezados amigos e colegas atletas:
Em consulta aos diversos Institutos Meteorológicos disponíveis na Web (www – world wide web), constatei inúmeras divergências nas previsões climáticas para os próximos dias.

Alguns desses Institutos mencionam tempo instável com chuvas esparsas, para o feriado de amanhã, quarta-feira, 7 de setembro (Dia da Independência do nosso Brasil varonil), e outros mencionam tempo apenas encoberto, não descartando, entretanto, a possibilidade de ocorrências isoladas de intempéries.

Já, para o feriado local em Santos, na quinta-feira, dia 8 de setembro (Dia de Nossa Senhora do Monte Serrat – padroeira de nossa cidade), esses mesmos Institutos são unânimes em afirmar que o tempo permanecerá estável, não havendo, portanto, ocorrência de chuvas.

Sabedor de que vários dos amigos/colegas além de atletas são trabalhadores (responsáveis, portanto, pelo “enorme” crescimento econômico deste país) e que alguns deles labutam em outras cidades que não Santos, presumo que estes últimos só terão oportunidade de efetivar seu treinamento em seus veículos de duas rodas movidas a energia humana, na data de amanhã e não na quinta-feira.

Desta forma, levando em consideração as análises acima mencionadas, programar-me-ei para efetuar meu treinamento na quinta-feira, pretendendo estar pontualmente às 07:18h AM no logradouro denominado Ferryboat.

Espero contar com a presença de vários amigos/colegas atletas, para acompanhamento na jornada.

Aos que não puderem comparecer na data mencionada desejo boa sorte e um treinamento sem sobressaltos, tampouco chuvas, amanhã.

Assim aproveito a oportunidade para enviar a todos os endereçados minhas,
Cordiais Saudações Desportivas

De: Atleta-A
Caraca, isto que é texto!
Isto posto, acredito também que não irei devido a chuva e também porque vou ver meu adorável netinho em SP.
Portanto, vou seguir minha planilha e correr na quarta.
Na quinta também não irei para a estrada e farei o treino no rolo mesmo, assim como hoje.
Estrada agora, só no sábado.

De: Atleta-B
Boa tarde, Filhos da Pátria!
Vamos vestir a roupa de gala para o desfile matinal e pé na estrada!
Vamos de capa e guarda-chuva mesmo.
7:15h na balsa, para 90 km de bike.”

O treinador estava no mailing

De: Treinador
(Treinador? Sim, ele estava sendo endereçado em cópia, nas mensagens. E o que estava sendo combinado fugia totalmente ao prescrito aos seus atletas, coincidentemente, Atleta-A, Atleta-B, e eu)
Destaques em vermelho feitos pela Editoria.

Caros "meus" atletas...
Por obséquio...
Ainda que honrem britanicamente com suas retribuições pelas planilhas que lhes envio, dispenso tomar conhecimento das atrocidades fisiológicas a que vocês se submetem, alheios à minha orientação.

Se levarmos em conta que essas mensagens não poderiam ter minha direção como objetivo, já que não sou um dos vossos parceiros de treino, peço encarecidamente que retirem meu email do mailing de vocês.

Ainda assim, fico totalmente à disposição para esclarecer qualquer dúvida que vocês possam ter sobre os treinos, e mais, flexível o suficiente para adequar os mesmos a seus desejos e necessidades, desde que não afrontem meu conhecimento no tema.
É possível?
Obrigado e bons treinos a todos...
Ivan

Eram apenas treinos para um Long Distance
Para que fique claro, estávamos, como mencionei em post anterior sobre os treinos para o Long Distance de Pirassununga, marcando um treino de ciclismo no feriado, totalmente fora do planejado para o dia.

Nós, Triathletas que trabalhamos diariamente em horário comercial, não podemos ver um feriado em meio de semana, que logo queremos "tirar o atraso" de não podermos ter mais tempo para pedalar na estrada.

Acontece que, esse "atraso" não vai ser tirado nunca, com ou sem feriado.

Ter um treinador e seguir suas prescrições
Se tenho um treinador, e o pago para que quebre sua cabeça elaborando planilhas de treino baseadas em feedbacks, por que não seguir o prescrito?

É certo que existe uma tolerância, para mais e para menos, entre o prescrito e o executado.  Com o tempo, aprendemos a monitorar nosso desempenho e nos permitimos certas variações, de acordo com o que o corpo pede.

Daí, inclusive, a necessidade constante de feedbacks do atleta para o treinador, para a boa adequação dos próximos treinos.

Porém, isto é muito deferente de alterar totalmente o planejado, em função de um feriado, principalmente sem o conhecimento do técnico.

Sei que existem muitos atletas com experiência suficiente, alguns inclusive com formação técnica na área, aptos a estabelecerem eles mesmos os seus treinos, dispensando treinador.

Mas, para quem tem necessidade e contrata um treinador, qual a lógica de fazer treinos "pela sua própria cabeça"?

Bom, eis aqui o motivo da mudança de planos no "Pedal do Feriadão" que iria rolar na semana passada.
Depois do "toque sutil" do treinador, achei por bem me tornar menos cabeçudo e seguir a lógica.

Bons treinos a todos (inclusive aos cabeçudos, como eu).

Marco Cyrino

4 comentários:

  1. Muito boa!!

    Adorei o:

    "dispenso tomar conhecimento das atrocidades fisiológicas a que vocês se submetem, alheios à minha orientação."

    Muito boa!!

    ResponderExcluir
  2. Marcao Big Iron Head, já sei como resolver nossos problemas!! Já me acertei com o chefe. Tira da lista!! Ah Ah Ah abraços!!!

    ResponderExcluir