segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Série - Floripa a Pirassununga - Nota sobre Treinos


Quem tem acompanhado (espero que pelo menos uns 2 ou 3... rsrsrs) a séria série "Floripa a Pirassununga", já deve ter percebido que os detalhes técnicos dos relatos dos treinos são bem sucintos.

É proposital
A intenção não é divulgar minha planilha de treinos elaborada pelo Ivan Yague, mas sim mostrar a retomada e evolução dos treinos com um determinado objetivo, fazendo inclusive pela primeira vez um bom período de base.

Faço isto por dois motivos importantes
1 – Ética
Existe um profissional por trás dos treinos, e não seria correto divulgar sua metodologia, mencionando todos os treinamentos com suas respectivas intensidades, distâncias, etc., eventualmente levando alguns atletas a tentarem "participar" desse programa "na faixa".

2 – Responsabilidade
Na hipótese de alguém "participar", seguindo o plano de treinos, eu poderia estar induzindo algum atleta a um treinamento que não foi feito para ele.

Dá para imaginar as conseqüências?

Das duas, uma: Ou o atleta estaria treinando em menor intensidade e volume do que o necessário para ele ou, pior dos piores, estaria treinando em maior intensidade e volume.
Daí até sofrer uma lesão, seria apenas um passo.

Afora a necessidade de troca de informações (feedback) entre treinador e atleta, para adequar os treinos ao dia-a-dia, e por aí vai (já comentei isto em outro post).

Marco Cyrino

Nenhum comentário:

Postar um comentário