segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Quem é você?

Este post é direcionado principalmente aos Triathletas Amadores que constantemente ficam no meio do "bolo", ou seja, nas faixas intermediárias de suas categorias.

Na transição
- Você chega cedo e procura mentalizar o que pretende fazer na prova, arrumando cuidadosamente suas coisas na baia?

- Ou... Você chega cedo e fica pra lá e pra cá, azarando as meninas que estão olhando/acompanhando os atletas?

- Você repara em alguns atletas, mesmo que de sua categoria, que esqueceram ou precisam de algo, e se dispõe a ajudá-los no que for preciso (já fui ajudado em pelo menos duas vezes)?

- Ou... Você repara em alguns atletas, principalmente de sua categoria, que esqueceram ou precisam de algo, e torce para que ninguém os ajude, assim será um concorrente a menos?

- Você veste a roupa de borracha (quando permitido), usando saco plástico para facilitar a colocação, e passando um creme específico no pescoço, axilas e outros locais, para não assar, e os oferecendo a atletas que estão apanhando para se vestir?

- Ou... Veste rapidamente sua roupa, usando da "bagagem" acumulada (esquecendo que um dia foi você aquele que não sabia nada), se divertindo com os atletas que parecem "siri na lata" para se vestirem?

No aquecimento
- Você se preocupa em dar uma entrada no mar (ou na lagoa) para sentir a temperatura, dar um tirinho para elevar a freqüência cardíaca, ver se há correnteza e para onde está levando, etc.?

- Ou... Você entra no mar e dá logo um tirão até a primeira bóia, só pra mostrar quem manda no pedaço?

- Você dá um leve trote e uma breve alongada?

- Ou... Você dá um tiro de corrida a 20 km/h e uma alongada colocando a perna quase na nuca, assim todos verão quem é o fuderoso?

Na largada
- Você procura se concentrar mais uma vez, desta feita no que tem que fazer na natação, faz uma breve oração (ou mentalização, para quem não CRÊ) pedindo apenas proteção a você e aos demais?

- Ou... Você fica no meio de todo mundo falando alto e botando pilha: - "Vamos lá! Isto aqui é pra macho! Sangue nozóio!"

- Você procura o local mais adequado para a entrada na água, em decorrência do que sentiu (correnteza, por exemplo) e de sua capacidade de natação?

- Ou... Você se coloca logo na primeira fila, não importando se vai atrapalhar alguém que nade melhor (melhor atrapalhar do que ser atrapalhado)?

Na natação
- Você prefere fazer um percurso um pouco maior, porém limpo, para não bater em ninguém e nem levar porrada?

- Ou... Você sai na frente e no bolo, não importando se vai dar ou levar porrada de alguém à sua frente ou do seu lado?

- Você dá um toque quando (quase que invariavelmente) algum nadador totalmente fora de rota se atravessa na sua frente?

- Ou... Você se aproveita quando um nadador se atravessa na sua frente, e passa por cima dele, aproveitando para lhe dar um pequeno caldo, pois "aqui não é lugar de prego".

- Na "muvuca" da primeira bóia, onde inevitavelmente se juntam muitos atletas para contorná-la, você evita dar "pernada de nado de peito", para evitar machucar alguém que esteja atrás, ao mesmo tempo que procura alertar os atletas que estão com a cabeça enfiada na água, pedindo calma?

- Ou... A hora da “muvuca” é uma chance de tirar mais alguns concorrentes de combate, dando pernadas nos que vêm atrás e porradas nos que estão na frente, até mesmo puxando alguns pelas pernas.

Na T1
- Você sai do mar pelo funil correto, mesmo que tenha de nadar pelo raso um pouco mais?

- Ou... Você sai pelo lado do funil, afinal é mais rápido correr pela beira, para entrar no funil, do que sair pelo lugar correto?

- Você chega à transição procurando retirar a roupa de borracha o mais rápido possível e, na hipótese de algum staff da prova o auxiliar, agradece?

- Ou... Você já chega à transição gritando por um staff para ajudá-lo a tirar a roupa rapidamente, como se houvesse um staff só seu (afinal você pagou)?

No ciclismo
- Você procura "encaixar" seu ritmo de pedal, sem se importar muito com os atletas que o ultrapassam no início?

- Ou... Você sai a milhão, tentando alcançar um pelotão que está bem à sua frente?

- Você, ao alcançar um pelotão ou ser alcançado por um, procura ultrapassá-lo logo ou deixá-lo ir?

- Ou... Você se "esconde" logo dentro do pelotão, para não fazer muita força?

- Você, ao ser ultrapassado por um atleta mais forte no ciclismo, o cumprimenta e o deixa ir?

- Ou... Você se encaixa atrás dele, aproveitando sua roda, enquanto o "fera do ciclismo" se ferra com a cara no vento?

- Você, principalmente em provas longas, ao passar por um atleta que evidentemente falhou na hidratação ou nutrição, pergunta se ele está precisando de algo?

- Ou... Você abaixa a cabeça no clip e pensa: - "Mais um fora de combate"?

Na T2
- Você chega do ciclismo pensando nos próximos passos a serem dados (não esquecer nutrição para corrida, fazer as tarefas corretamente, etc.)?

- Ou... Você chega novamente gritando por um staff para ajudá-lo a colocar a bike na sua baia, enquanto se prepara para a corrida?

Na corrida
- Você começa procurando se adaptar à nova modalidade, avaliando seu estado físico e psicológico, de olho na próxima hidratação e/ou alimentação?

- Ou... Você começa num pace alucinado, pouco importando se vai ou não quebrar mais à frente.

- Você, novamente, principalmente em provas longas, ao ultrapassar um atleta "quebrado", pergunta se ele precisa de algo e, se for o caso, lhe oferece (afinal, você acaba sempre levando um pouco mais do que precisa)?

- Ou... Ao avistar um atleta "quebrado", você, mesmo já não estando muito bem, empola o peito e passa por ele dando um tiro, mostrando que você realmente é o fuderoso?

- Você, ao se aproximar da chegada, mesmo não tendo feito sua melhor prova, ainda continua dando seu melhor, pois sua principal competição é consigo mesmo?

- Ou... Você, ao se aproximar da chegada, por não ter feito uma boa prova, bota a mão na coxa, faz cara de dor (tipo Romário), e chega correndo mancando, mesmo sem ter nenhuma lesão?

Após a prova
- Você checa os resultados e, vendo alguns atletas de sua categoria (e outros de outras categorias) que chegaram à sua frente, os parabeniza?

- Ou... Você checa os resultados, e começa a falar um monte sobre quem chegou à sua frente?

- Você admira seus "adversários" mais competentes?

- Ou... Você inveja seus "adversários" mais competentes?

- Você conclui que existem Triatletas melhores do que você, ou que você ainda precisa lapidar e melhorar seus treinos?

- Ou... Você conclui que os Triatletas melhores do que você usam doping, vivem somente para aquilo, têm melhor estrutura, etc.?

- Você se despede dos seus amigos, elogiando sinceramente suas performances e equipamentos?

- Ou... Você não se despede dos seus adversários e sai comentando: - "Com esses equipamentos, até eu" ?

- Você vai para sua casa contente por mais uma dádiva (sim... como é algo para poucos, considero uma dádiva) e com um sentimento de dever cumprido?

- Ou... Vai para casa puto da vida?

- Você chega em casa, cansado, exausto, mas feliz e com aquele sentimento de "até a próxima"?

- Ou... Você chega em casa, cansado, exausto, inconformado, e com aquele sentimento de "na próxima, vocês vão ver"?

Então...
Eu sei quem eu sou.
Quem é você?

Marco Cyrino

Um comentário: